Reunião Pro-emancipação do Povoado Mundo Novo (Amarante)

O movimento pró-emancipação política do povoado reuniu centenas de moradores

Jota Soares/FonteAN

Realizada nesta terça-feira (01), no Templo da Igreja Assembleia de Deus no Povoado Mundo Novo, município de Amarante do Maranhão, grande reunião com moradores do povoado para discutir o andamento do projeto complementar de emancipação do povoado.

Na reunião participaram os vereadores do município: Sebastião das Alvoradas, Azevedo, Perinha, Aguiar. Do povoado Mundo, Hélio da Saúde, Helinho e o vereador Elon Marinho, que mora no povoado e vinha se manifestando realizando reunião pedindo apoio para lutar pelo o projeto que estava no esquecimento.

“Não existe nenhuma vitória sem luta, tivemos fazendo reunião e o movimento foi crescendo, então reativamos a chama da esperança”, disse Elon.

Participaram também da reunião a Ex-vereadora Cleiva, Ex-prefeito Dr.Marconi, prefeita Joice Marinho e o Presidente do Movimento Pro-Emancipação Maranhão (MOPROEMA) Augusto Cesar. Todos apoiam o projeto de emancipação.

Na exposição das falas, foram declaradas várias manifestações de apoio e discutido em que estágio está o processo de emancipação política do povoado, foi criado a comissão, formada por moradores da comunidade para representar nos movimentos.

O presidente do MOPROEMA, Augusto Cesar, destacou os próximos paços do projeto. Depois da votação na câmara Federal em Brasília e ser sancionada pelo Governo Federal, a prorrogativa do projeto vem para assembleia legislativa do estado, para votação do processo de criação corporativa e desmembramento do município. A partir daí o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estará encaminhando para as urnas a consulta do plebiscito para a emancipação do distrito.

MOVIMENTO
Em 2001 aconteceu o primeiro movimento com o pedido de emancipação do povoado Mundo Novo, mas parou. Em 2011 os vereadores Hélio da Saúde, Mauro Marinho, Raimundo Paidégua e Helinho, protocolaram em São Luís o projeto complementar com o pedido de emancipação.

Mundo Novo é um povoado do município de Amarante do Maranhão, fica a 8 Km da cede e a 104 Km de Imperatriz – MA. Amarante do Maranhão está localizada na região Sudoeste do estado, microrregião de Imperatriz, a 835 Km de São Luís Capital do estado, um dos maiores municípios do maranhão em extensão territorial, o terceiro maior do estado com uma área geográfica de 7.669 Km².

Fotos: Jota Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *