AGED recebe denúncia de abate clandestino de bovinos em Barra do Corda

BARRA DO CORDA – A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) recebeu a denúncia de abate clandestino de bovinos em Barra do Corda.

Em uma ação conjunta com a polícia militar, os fiscais da AGED foram até o local do abate clandestino e encontraram restos de dois animais abatidos irregularmente (couro, intestino e cabeça).

A polícia ao apurar o caso detectou tratar-se de roubo de carga de animais vivos (bovinos). Os supostos assaltantes da carga, na fuga, deixaram para traz o veículo boiadeiro, com 3 vacas. Segundo relato da polícia, os animais pertenciam a um produtor de Formosa da Serra Negra e que a carga com 20 bovinos foi tomada de assalto próximo ao município de Tuntum.

Os fiscais da AGED iniciaram a análise clínica nos animais e 2 das vacas não apresentaram bom estado de saúde, pois estavam com fraqueza e sinais de pisoteamento. A autoridade veterinária oficial decidiu pelo abate sanitário de emergência dos animais. Já a carne que foi abatida no local apresentou-se imprópria para o consumo e foi inutilizada.

Um frigorífico local com registro no Serviço de Inspeção Estadual – SIE recebeu o animal como fiel depositário. O proprietário do bovino apresentou-se no frigorífico e recebeu seu animal recuperado e o laudo de condenação dos bovinos que foram abatidos.

Com informações da AGED/MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *