Urologista aborda importância da prevenção ao câncer de pênis

Médico Rafael Campos reforçou que o estado é campeão mundial no registro da doença, sendo 6,1 casos por cada 100 mil habitantes

O ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (15), na TV Assembleia, recebeu o médico urologista Rafael Campos para falar sobre a prevenção ao câncer de pênis. Segundo pesquisa realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o estado é campeão mundial no registro de casos da doença, sendo 6,1 casos por cada 100 mil habitantes.

De acordo com o médico Rafael Campos, uma das principais causas da doença é a falta de higiene, mas ela também pode ser desencadeada por outros fatores, como o tabagismo e a fimose. Somente no ano passado, foram realizadas 651 amputações do órgão e cerca de 454 óbitos em decorrência do câncer de pênis. Esses altos registros, segundo o especialista, estão relacionados à falta de informação e aos baixos índices socioeconômicos, o que dificulta o acompanhamento adequado e a conclusão do tratamento.

O médico orientou que aquelas pessoas que têm dificuldade de ter acesso a um especialista, no caso o urologista, podem buscar um primeiro atendimento com o médico da família, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Esse profissional examinará o paciente e, se verificada a necessidade, ele será encaminhado para o especialista.

“O tratamento pelo SUS, infelizmente, é realizado em poucos lugares do nosso estado, assim como a cirurgia. A maioria dos casos e tratada em São Luís, após comprovada a existência da doença com a realização de uma biópsia”, observou.

O urologista Rafael Campos relatou, ainda, que a maioria dos casos registrados é proveniente do norte do estado, região da Baixada Maranhense.

Para prevenir a doença, o médico recomendou que seja feita a higiene do órgão várias vezes ao dia com água e sabão, a vacinação contra o HPV, o uso de preservativos e a conscientização, por meio da educação sexual.

O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309). A apresentação é da jornalista Elda Borges.

 

 Elda Borges/Agência Assembleia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *