Guarda Municipal de Imperatriz comemora quatro anos de implantação

Iniciada na última terça-feira (19), com exposição de materiais e equipamentos operacionais, chegou ao final nesta quarta-feira (20), as comemorações do quarto ano de atividades da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI). Evento aconteceu nesta quarta-feira (20), às 9h, no quartel da Corporação, localizado na Rua Gonçalves Dias, no centro da cidade.

A celebração contou com a presença do prefeito Assis Ramos; do vereador João Silva, representando o Presidente da Câmara, Alberto Sousa; comandante da GMI, Valterly Barros; ex-comandantes, José Ribeiro de Oliveira e Josenildo José Ferreira; secretários e demais membros da equipe de Gestão. Membros da Guarda Municipal de Itinga, cujas instruções de criação, foram passadas por GMs da Guarda Municipal de Imperatriz, se fizeram presentes na cerimônia.

A celebração do culto de ação de graças, esteve a cargo dos pastores Josiano Galvão e Juscelino Silva, da Primeira Igreja Batista de Imperatriz (PIBI).

O prefeito Assis Ramos, destacou que tem muito orgulho de dizer que implantou a Guarda Municipal. “Eu tenho orgulho em dizer que fui eu que implantei a Guarda Municipal. E não foi uma Guarda Municipal qualquer, uma Guarda Municipal armada, treinada, equipada, preparada, tanto é que tem quatro anos e nunca teve um incidente envolvendo um Guarda Municipal, é elogiada na cidade. Eu como profissional da segurança pública, como delegado de polícia, não poderia deixar de passar pela gestão, e não fazer uma Guarda Municipal nesse estilo. Competente, que só faz orgulhar o povo de Imperatriz”.

“A GMI, não fica apenas protegendo o patrimônio do município, ela combate a criminalidade, de acordo com a nossa legislação. Portanto, fico muito orgulhoso, são quatro anos de bons serviços e se depender de mim, até o final do meu mandato, vamos equipar mais ainda a GMI. Acabamos de receber mais duas viaturas, vamos receber outra nos próximos dias, e, isso faz com que tenhamos mais ferramentas e mais qualidade nos serviços”, destaca.

O comandante da Guarda Municipal, Valterly Barros, disse que a população de Imperatriz reconhece o trabalho da instituição. “Dia importante, quatro anos de atividades da Guarda Municipal, um marco ainda curto, mas de importante trajetória. A GMI é uma realidade em Imperatriz, cuja população reconhece o trabalho da instituição. Nós sabemos que o prefeito Assis Ramos lutou e conseguiu criar a GMI, armada, bem equipada e bem preparada”, disse Valterly Barros.

A Lei Municipal 1.694, de 24 de novembro de 2017, criou a Guarda Municipal de Imperatriz, que é ligada diretamente ao gabinete do prefeito Assis Ramos. Por meio de concurso público foram selecionados os servidores, que preencheram 81 vagas. Após realizado o processo, foram selecionados 58 homens e 23 mulheres, mas atualmente são 79 profissionais. Após passarem por várias etapas de treinamentos, no dia 20 de março de 2020, os GMIs foram para as ruas, iniciando assim as atividades da corporação, marcando o início das atividades.

São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal de Imperatriz: proteção dos direitos humanos fundamentais; do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; hierarquia; disciplina; moral; ética; compromisso com evolução social da comunidade; uso progressivo da força. Além de todas essas atribuições, a GMI tem auxiliado constantemente as demais forças de segurança da cidade, com diversas demandas. A GMI foi a primeira Guarda Municipal do Brasil a nascer armada, com armamento elétrico e de fogo, com autorização do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *