Paragominas poderá enfrentar mais chuvas nos próximos dias, aponta meteorologia

Cidade está em estado de calamidade pública após enxurrada que deixou mais de 300 família desabrigadas e duas crianças mortas.

FonteAN

pós enxurrada e o rompimento de represas que inundou a cidade e matou duas crianças, Paragominas, região sudeste do estado, deve enfrentar mais dias de chuvas. Segundo a meteorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o município pode ter chuvas fracas no sábado (14) e no domingo (15) e tendência de tempo mais instável na segunda-feira (16), o que pode favorecer chuvas com intensidade moderada a forte.

A previsão aponta para um sábado com nebulosidade variando entre esparsa e parcialmente nublada. No período vespertino está previsto céu nublado com ocorrência de chuvas fracas, que podem ser seguidas de trovoadas isoladas. À noite, haverá nebulosidade.

Na manhã de domingo, o município amanhece com sol entre nuvens. Já no fim da tarde e início da noite é esperado céu nublado com eventos rápidos de chuva fraca e chuviscos.

Para a segunda-feira (16), a previsão em Paragominas é de madrugada com chuva fraca em pontos isolados. De manhã, há possibilidade de tempo nublado com eventos de chuva fraca. No período da tarde e noite existe tendência para céu encoberto com eventos de chuvas intermitentes, com intensidade variando entre moderada a forte. O tempo instável pode ser acompanhado de trovoadas.

Enxurrada
Na noite de quinta-feira (12), em apenas uma hora, choveu 110mm. Represas romperam. Dois rios transbordaram e comunidades de 14 bairros foram atingidas. Ao menos 300 famílias ficaram desabrigadasapós terem suas casas invadidas pela água durante a enxurrada que atingiu o município. Dois rios transbordaram e comunidades de 14 bairros foram atingidas.

Duas crianças morreram ao serem arrastadas pela força da água. A Prefeitura municipal declarou estado de calamidade pública devido as fortes chuvas que atingiram a região.

Bombeiros e Defesa Civil prestam atendimento aos moradores das áreas alagadas. Em uma igreja, moradores de Paragominas fazem um mutirão para receber doações. Em Belém, muitas pessoas também estão se mobilizando para ajudar. Saiba como ajudar.

 

(Fonte: G1 PA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *