Copa 2018: momentos da cerimônia de abertura
Cerimônia curta, colorida e musical marcou a abertura da Copa do Mundo da Rússia, realizada no Estádio Luzhniki, em Moscou, às 11h30min desta quinta-feira (14).
O brasileiro Ronaldo Nazário dividiu o protagonismo com um simpático menino – que apareceu no vídeo de apresentação chutando bola – e com os cantores Robbie Williams e Aida Garifullina. Veja os melhores e os piores momentos:
Aplaudidos
Ronaldo e o menino protagonista entraram de mãos dadas no gramado, cena muito aplaudida no estádio.
Jogada ensaiada?
Ronaldo fingiu chutar a bola para Zabivaka, mascote do Mundial, mas quem deu o passe foi o menino que apresentou a Rússia no telão.
Presente
O protocolo previa que o cantor Robbie Williams cantasse três músicas, mas o britânico foi além e improvisou a quarta canção. Segundo ele, um presente aos torcedores.
Pássaro de fogo
A parte artística do espetáculo, produzida pelo canal de televisão russo Channel One e dirigida por Felix Mikhailov, utilizou bolas gigantes de futebol como objetos cênicos, fogos e placas coloridas. O destaque da apresentação foi a formação de um pássaro gigante amarelo e vermelho, sobre o qual a soprano Aida Garifullina entrou para sua primeira aparição.
Gesto obsceno
Robbie Williams mostrou o dedo do meio para a câmera em determinado momento da apresentação, gesto até agora inexplicado.
Não encantaram
As atrações foram consideradas fracas nas redes sociais.
Sucinta
Simples e curta, a cerimônia de abertura teve duração de aproximadamente 15 minutos e desagradou parte do público, ao menos na Internet.
(DC/AFP/ESPORTES)
Fotos: Arquivo do Mundial