Base de Alcântara não lançará mísseis, afirma ministro Marcos Pontes
FonteAN
Na quinta-feira (28/3), em Brasília, o ministro Marcos Pontes participou de audiência pública conjunta das Comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Ciência e Tecnologia (CCT). Marcos explicou o acordo com EUA para uso comercial da Base de Alcântara.
Estiveram na mesa o presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD), o vice-presidente da CRE e autor do requerimento de audiência, senador Marcos do Val (PPS), o presidente da CCT, Vanderlan Cardoso (PP) e o ministro Marcos Pontes.
Com o acordo o Brasil cede o espaço da base para lançamentos de foguetes, gerando uma receita anual de 3,5 bilhões de dólares para o país, podendo chegar a 10 bilhões em 2040.
Segundo informações, a maioria dos senadores das comissões apoiaram o acordo. A matéria deve ir ao Plenário do Senado com amplo apoio.
O ministro da Ciência e Tecnologia fez questão de deixar claro que a base será controlada pelo Brasil e não será usada para lançamento de mísseis.
“Ele não é acordo de cessão de terras, ele não é acordo de aluguel, ele simplesmente trata da proteção de dados tecnológicos. Nós não cedemos nenhuma parte do território nacional, nós não autorizamos o EUA a lançar qualquer coisa aqui que eles queiram, nada disso.“, afirmou Marcos sobre o acordo realizado.
(Agência Senado)