Saúde Mental é tema de debate na Casa do Idoso Feliz
Assessoria
Manter o bem estar social, sentir-se feliz até nas pequenas realizações, bem como, ter resiliência ante aos obstáculos da vida, fazem parte de boas práticas de saúde mental. Com o intuito de discutir este assunto, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, por meio da Casa do Idoso Feliz, realiza nesta quarta, 27, e quinta-feira, 28, o I Seminário de Saúde Mental da Pessoa Idosa, com tema Resiliência: Uma Chave para o Envelhecimento Saudável.
Autoridades municipais e profissionais da área da saúde estiveram presentes na abertura, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório da Casa.
A secretária da Sedes, Janaína Ramos, ministrou uma palestra aos idosos, em que abordou autoestima na terceira idade. De acordo com ela, “o cuidado pessoal, a vaidade, interação social, atividades físicas, alimentação saudável e também, relacionamento amoroso, devem sim fazer parte desta fase da vida, pois têm grande contribuição para a saúde mental”.
A coordenadora da Casa, Alessandra Nobre, explicou que “este evento surgiu de uma ideia, através de uma conversa com a médica Susana, que cuida dos nossos idosos. Ela lançou aqui, os cinco pilares para o envelhecimento saudável, que são: atividade física, alimentação saudável, controle de doenças, e daí surgiu a ideia de abordar a saúde metal neste seminário”, informou.
Joaquim Ribeiro de Souza Junior, Promotor de Justiça de Imperatriz, esclareceu que a palavra resiliência deve ser compreendida de forma positiva, resistir às dificuldades e problemas inevitáveis que a vida impõe e saber lidar com os mesmos. Mas, esclareceu também, por meio de um exemplo prático, que o idoso não deve aguentar abusos e violência, de quem quer que seja.
A vereadora Fátima Avelino (MDB), esteve presente e também falou da importância da fé, oração, do perdoar e de aproveitar os bons momentos para uma vida alegre e saudável.