Quem, onde e quando usar máscaras de proteção hospitalar

Principal finalidade é bloquear partículas expelidas por quem está tossindo ou espirrando

Assessoria

As dúvidas em relação ao tipo de máscaras que devem ser usadas devido à pandemia do Covid-19, causam divergência, pois a maioria das pessoas ainda não compreendem quem de fato deve usar, onde e quando.

Diante disso, a Organização Mundial de Saúde, OMS e Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretária Municipal de Saúde, Semus, esclarecem alguns pontos sobre proteção e manuseio da máscara.

Segundo o protocolo da OMS, o uso do acessório é recomendado apenas para pessoas com suspeita do vírus e profissionais da saúde. A enfermeira Verônica Maia, que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde, UBS, explica que as máscaras chamada de N95 ou PFF2 é uma das mais eficazes, pois garante proteção em dois sentidos, bloqueando pelo menos 95 % das partículas do ar.

Outra opção são as máscaras cirúrgicas comuns, que infelizmente andam em falta. E, de acordo com a indústria têxtil, a produção do TNT (tecido não-tecido), material utilizado na produção das máscaras cirúrgicas no Brasil, irá aumentar nos próximos dias.

A enfermeira orienta que medidas como higienizar as mãos antes e depois de encostar na máscara para colocá-la ou tirá-la do rosto, tomar cuidado para não colocar a mão na máscara e não ficar ajustando sua posição, e descartar corretamente no prazo de até 4 horas ou caso fiquem úmidas, é uma das formas de manusear corretamente e proteger.

“A máscara é uma das medidas preventivas contra o novo coronavírus, entretanto o que nós estamos reforçando mesmo é a higiene e o distanciamento social. Lembrando que isso não tira o mérito de proteção do acessório, porém temos que reforçar que os profissionais da frente e os próprios pacientes já diagnosticados, necessitam mais, e com o aumento da procura por elas, podem acabar faltando, por isso moderação”, explica Verônica.

Vale ressaltar que até o momento, de acordo com pesquisadores e profissionais da saúde, não existe um consenso científico sobre o uso das máscaras para proteção contra o coronavírus por pessoas saudáveis ou assintomáticas. Ou seja, cada país está adotando e fazendo o que achar melhor em relação à recomendação.

Como usar?

Antes de colocar a máscara, lave corretamente as mãos com água e sabão ou álcool gel

Cubra a boca e o nariz, observando que não há espaço entre o rosto e a máscara

Evite tocar na máscara enquanto ela estiver no seu rosto

Se no seu estado faz muito calor, ou você transpira muito, troque a máscara quando estiver úmida

Nunca reutilize a máscara

Foto: Islene Lima

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *