Aged realiza ação de vigilância em propriedade de confinamento de bovinos em Balsas
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e a Superintendência Federal de Agricultura no Maranhão (SFA/MA) realizaram a fiscalização em uma propriedade de confinamento de bovinos, no município de Balsas.
Com o objetivo de fortalecer a defesa agropecuária na região, a ação utilizou drones para melhor visualização dos lotes de gado, observação do comportamento dos animais nos currais, além de monitorar a quantidade de ração fornecida e a disponibilidade de água.
No local, são confinados cerca de 6.200 bovinos e durante a fiscalização, foram investigadas várias questões, principalmente as relacionadas ao bem-estar animal, tipo de alimentação fornecida, sua composição e a quantidade de tratos diários. Também foram abordadas as principais doenças associadas ao confinamento, como traumas, brigas e problemas respiratórios. Além disso, foi verificado o manejo sanitário, com atenção às vacinas aplicadas, como contra raiva e clostridiose, e a prevenção de doenças respiratórias. Aproveitou-se ainda a oportunidade para reforçar a vigilância quanto à EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), especialmente considerando a proibição do uso de cama de frango na alimentação de ruminantes, medida importante para prevenir a doença da vaca louca.
“Essa ação conjunta é muito oportuna, considerando que, em um contexto de vigilância, os órgãos precisam fortalecer suas atividades após a suspensão da vacinação contra aftosa. O foco principal dessas fiscalizações são as propriedades consideradas de maior risco”, explicou Karlos Yuri Pedrosa, fiscal estadual agropecuário da AGED.
A propriedade fiscalizada apresenta um grande aglomerado de animais, por se tratar de um confinamento, além de ter uma alta movimentação de bovinos, tanto na entrada quanto na saída, o que aumenta o risco sanitário. Por isso, os órgãos responsáveis acendem um sinal de alerta para intensificar a vigilância nessas áreas.
AGED/MA