Iniciada construção de 143 casas na sede de Grajaú conseguidas pelo deputado Hildo Rocha
O município de Grajaú, no Maranhão, deu início à construção de 143 unidades habitacionais urbanas do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Parque Grajaú II. Durante visita às obras, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) destacou a importância da retomada do programa e o impacto direto para o Maranhão.
Segundo o parlamentar, o Maranhão foi o maior beneficiado pelo Minha Casa Minha Vida, tanto na modalidade urbana quanto rural.


“Aqui onde nós estamos estão sendo iniciadas a construção de 143 unidades habitacionais urbanas, do FAR, do Minha Casa Minha Vida, programa que voltou em 2023 com o presidente Lula”, afirmou o parlamentar, ao lembrar que participou diretamente do processo de reconstrução da política habitacional nacional.
Hildo Rocha ressaltou ainda a relação com o município e a parceria com a gestão local. “Grajaú é uma cidade, cuja população, eu gosto muito, tenho um amor muito grande por essa cidade, por este povo, e porque ela é uma cidade muito bem administrada”, disse, elogiando a atuação do prefeito Gilson Guerreiro.

De acordo com o deputado, além das 143 unidades em execução, já estão garantidas outras 150 casas urbanas e novos projetos devem ser viabilizados. “Vou conseguir mais casas ainda para a cidade de Grajaú, para a população grajauense”, assegurou.

Outro ponto destacado foi a qualidade das construções. O parlamentar chamou atenção para a estrutura das unidades, com piso em laje de concreto armado. “É um piso de concreto, o que dá segurança para quem vai morar nesta casa aqui. A pessoa vai ter uma casa segura, confortável e higiênica”, afirmou, ressaltando o impacto das moradias na dignidade das famílias beneficiadas.
Trabalho contínuo

O prefeito Gilson Guerreiro classificou as obras como resultado de um trabalho contínuo e de parcerias institucionais. “Isto aqui é a ação de um trabalho continuado. Nós temos uma equipe da habitação que já vem de muito tempo”, declarou.
Guerreiro também destacou a atuação de Hildo Rocha tanto como deputado quanto como secretário executivo do Ministério das Cidades. “Contribuindo muito para poder combater o déficit habitacional deste país, que é muito grande”, afirmou.
Segundo o prefeito, os investimentos habitacionais em Grajaú alcançam áreas urbanas, rurais e territórios indígenas. Ele lembrou que, após anos de espera, já foram entregues 14 casas na Terra Indígena Morro Branco e que outras casas estão em construção, além do novo conjunto habitacional com 150 casas conseguidas pelo deputado federal Hildo Rocha.
“O número está crescendo. À medida que o entrosamento vai acontecendo, as coisas vão caminhando, agora mesmo o deputado Hildo Rocha já conseguiu um outro conjunto habitacional com 150 casas e mais casas rurais”, disse.
Obra de grande porte
Gilson Guerreiro também destacou outros investimentos estruturantes articulados pelo deputado, como a obra de macrodrenagem avaliada em R$ 43 milhões. “A obra de maior recurso financeiro que vai entrar no Grajaú foi através dele, que é a macrodrenagem”, afirmou, defendendo o reconhecimento público de quem contribui com o desenvolvimento local.

O secretário municipal de Habitação, Telmiston Carvalho, também comemorou o início das obras no Parque Grajaú II. “É motivo de muita alegria você ver aqui o início dessas 143 unidades para a nossa cidade de Grajaú”, declarou. Ele enfatizou que os investimentos vão além do número de casas, ao promover mais saúde e dignidade para a população. “É trazer mais dignidade, trazer mais saúde para essa população que tanto precisa”, completou.
De acordo com Telmiston, Grajaú apresenta um alto índice de déficit habitacional, e os novos empreendimentos, somados às moradias urbanas, rurais, indígenas e quilombolas, representam um avanço significativo. “Isso só traz melhoria e crescimento para a nossa cidade”, concluiu.
As obras reforçam o papel do Minha Casa Minha Vida como principal política pública de habitação no país e colocam Grajaú entre os municípios maranhenses com maior volume de investimentos na área.
Assessoria

