Urbanização do Polo Coroadinho: ministro das Cidades anuncia aprovação de projeto que Hildo Rocha ajudou a viabilizar
O Ministério das Cidades anunciou a aprovação do Projeto de Urbanização do Polo do Coroadinho, considerado um dos maiores projetos de urbanização do país. A iniciativa prevê a urbanização de todos os bairros do polo; construção de escolas e creches em tempo integral; praças; áreas de lazer; pavimentação; drenagem, e a construção de 576 unidades habitacionais, entre outras obras e ações. O benefício é mais um resultado positivo do trabalho realizado por Hildo Rocha, no Ministério das Cidades.
Como tudo começou
Tudo começou logo no início do governo do presidente Lula. O prefeito Eduardo Braide estava com o projeto pronto, mas dependia de recursos financeiros para poder realizar todas as obras.
Com a nomeação do maranhense Hildo Rocha para exercer o cargo de Secretário Executivo do Ministério das Cidades, o prefeito Eduardo Braide vislumbrou a possibilidade de incluir a sua proposta no PAC Periferia Viva, iniciativa do governo do presidente Lula que prioriza a melhoria das condições de vida das pessoas que residem nas periferias urbanas brasileiras.
Hildo Rocha, na condição de secretário executivo do Ministério das Cidades, abraçou a causa e defendeu fortemente a inclusão da proposta no PAC, conforme desejo manifestado pelo prefeito Eduardo Braide. Dessa forma, uma das etapas fundamentais e imprescindíveis estava consolidada. Entretanto, fazia-se necessário superar inúmeros desafios e cumprir outras exigências burocráticas. Felizmente, deu certo.
Dito e feito
Para anunciar a boa notícia o ministro das Cidades, Jader Filho, se reuniu com os deputados Hildo Rocha, e Cleber Verde, ambos do MDB, e o prefeito Eduardo Braide.
Durante a reunião, Hildo Rocha destacou que em razão das condições atuais e da grande densidade populacional, o Projeto de Urbanização do Polo Coroadinho deverá ser a maior obra de transformação de uma região urbana de São Luís durante o segundo mandato do prefeito Eduardo Braide.
“A aprovação desse importante investimento na cidade de São Luís é, obviamente, motivo de muita alegria porque eu tive a oportunidade de contribuir para que todo polo Coroadinho seja urbanizado. É, portanto, garantia de melhores políticas públicas aos meus conterrâneos que moram naqueles bairros, por meio do PAC Periferia Viva, programa idealizado pelo presidente Lula e executado pelo ministro Jader Filho.
PAC do Rio Anil
Hildo Rocha lembrou que o PAC do Rio Anil, programa que ele administrou, na condição de secretário das Cidades, foi um grande laboratório para o governo federal. De acordo com Hildo, apesar de alguns equívocos, o projeto possibilitou a melhoria da qualidade de vida da população.
“Equívocos ocorreram, entre eles a falta de participação da população em todas as etapas de execução do projeto. Até hoje o PAC do Rio Anil não foi concluído. Entretanto, mesmo assim a qualidade de vida dos moradores melhorou muito, principalmente, daqueles que moravam nas palafitas da Liberdade, Fé em Deus e Camboa. Parabenizo, portanto o prefeito Braide pela grande conquista e agradeço ao presidente Lula e ao ministro Jader por mais um benefício importante para a população maranhense”, declarou Hildo Rocha.
Projeto belíssimo
O ministro Jader Filhou elogiou o prefeito, pela importância do projeto e destacou o papel desempenhado por Hildo Rocha que resultou na aprovação da proposta.
“Esse belíssimo projeto de Urbanização do Coroadinho, é uma boa demonstração do excelente trabalho que o prefeito Eduardo Braide está fazendo à frente da prefeitura de São Luís. Importante ressaltar que o nosso querido amigo deputado Hildo Rocha, defendeu firmemente, esse projeto e, por orientação do presidente Lula, vamos fazer com que essa excelente ideia seja materializada para que possamos mudar a realidade das pessoas que moram no Coroadinho”, comentou o ministro.
Notícia para comemorar
O prefeito Eduardo Braide comemorou o anúncio da aprovação do projeto que inclui a construção de 576 unidades habitacionais e dezenas de obras urbanísticas.
“Agradeço ao ministro Jader Filho, que sempre nos atendeu aqui, que deu todo o caminho para que o projeto fosse aprovado. Agradeço, de forma especial, ao nosso deputado Hildo Rocha, pelo apoio que ele tem dado a fim de fazer com que a nossa ideia seja transformada em realidade, o mais rápido possível e agradeço também o apoio do deputado federal Cléber Verde”, sublinhou Eduardo Braide.
Assessoria