Defesa Civil alerta para os riscos de afogamento nas áreas de banho do rio Tocantins
Praias não contam mais com estrutura de segurança
Francisco Lima/FonteAN
IMPERATRIZ – A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec orienta banhistas sobre os riscos de acidentes e afogamentos nas áreas de banho do rio Tocantins, em Imperatriz. No final da tarde dessa terça-feira, 1, agentes do órgão removeram por completo tendas e barracas que ainda se encontravam fincadas nas praias do Meio e Cacau. Segundo a Sumpdec, áreas de banho não contam com nenhum tipo de segurança que garanta a proteção dos banhistas.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, toda a estrutura da praia do Meio e do Cacau foi removida. “Retiramos nossa estrutura da praia do Cacau no dia seguinte ao prazo estipulado, ou seja, 5 de setembro. No entanto, teve alguns que permaneceram além do prazo, na expectativa das águas baixarem, situação essa resolvida pacificamente entre presidente de associações e empreendedores”, afirma.
Segundo ele, ” áreas de banhos do rio Tocantins se encontram totalmente desprotegidas, sem salva-vidas, corpo de bombeiros, áreas demarcadas e sem nenhuma sinalização, o que aumenta ainda mais os riscos de acidentes e mortes”.
Nível do rio Tocantins
Conforme o monitoramento da Defesa Civil, o nível do rio Tocantins encontra-se -1.75 metros cúbicos abaixo de zero nesta quarta-feira 02, e a vazão registrada foi de 908,52 m³/s. A previsão é de oscilação, com 1.140,80 m³/s para 24h, 1.145,31 m³/s para 48h e 1.146,85 m³/s para 72h.