Ministério Público recomenda às agências bancárias medidas para o combate ao coronavírus

MPMA

BACURI – A Promotoria de Justiça de Bacuri emitiu, na quarta-feira, 1º de abril, uma Recomendação às agências bancárias instaladas no município, para que sejam adotadas medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Entre as medidas sugeridas pelo Ministério Público, estão a limitação de entrada e organização de filas, com a destinação de um funcionário exclusivo para controlar a entrada e saída de pessoas, e a fixação de marcações horizontais e verticais de distanciamento não inferior a dois metros.

A Recomendação, assinada pelo promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, que responde pela Promotoria de Bacuri, orienta aos correspondentes bancários e às agências do Banco do Brasil, Bradesco e Loteria Federal, também, a adoção de medidas de controle sanitário recomendadas pelas autoridades de saúde, especialmente quanto à higienização constante do ambiente interno e dos pontos de atendimento direto ao consumidor, inclusive disponibilizando álcool em concentração adequada próximos aos terminais de atendimento.

O representante do Ministério Público recomendou, ainda, o estabelecimento de horários ou setores específicos para atendimento da população idosa, doentes crônicos, gestantes, pessoas com deficiências que necessitem deslocar-se às agências ou canais presenciais de atendimento, com senhas prévias ou agendadas, afixando-se avisos e informações para conhecimento da população em geral.

O promotor de justiça Igor Trinta Marques ponderou que, embora não tenham casos suspeitos e/ou confirmados no Município de Bacuri e nem em Apicum-Açu (termo judiciário da comarca) há possibilidade de pessoas assintomáticas transmitirem o vírus. “Por isso, faz-se necessário seguir a orientação dos profissionais de saúde, quais sejam evitar aglomeração de pessoas e priorizar o isolamento domiciliar”, destacou.

Foi fixado o prazo de 48 horas para que as agências bancárias se manifestem acerca do teor da Recomendação, considerando a situação emergente e atual, bem como o fluxo de pessoas que cresce nos próximos dias para sacar benefícios e realizar pagamentos.

CLIENTES

A Recomendação solicita também aos clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias e evitem se deslocar para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.

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