Hildo Rocha destaca protagonismo do MDB na construção de um programa moderno e equilibrado para o Brasil
Durante o lançamento do documento-programático “Caminhos para o Brasil”, realizado nesta quarta-feira (22) em Brasília, o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) destacou a importância da proposta apresentada pelo MDB e pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) para orientar o futuro político e econômico do país.

O evento, que reuniu lideranças nacionais do partido, marcou a entrega oficial do programa ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, consolidando o protagonismo da legenda na formulação de políticas públicas voltadas à responsabilidade fiscal, sustentabilidade social e fortalecimento da governança pública.

O parlamentar maranhense ressaltou que o documento é resultado de um amplo processo participativo. “Nesse momento em que entregaremos oficialmente ao presidente nacional do MDB o produto de um programa que foi construído lá atrás pela Fundação Ulysses Guimarães e pelo MDB, esse programa chamado Brasil Precisa Pensar o Brasil, percorreu todos os estados da Federação, ouvindo os especialistas, mas principalmente os filiados do MDB”, destacou Rocha.
Segundo o deputado, o documento é mais que uma diretriz partidária — é um plano de desenvolvimento nacional. “É um programa de governo, é um programa de partido, é um programa de unidade, do partido do equilíbrio, o MDB, que teria que apresentar esse programa. O partido consegue mostrar para a população brasileira que defende o fortalecimento da nossa economia, fortalecendo as suas empresas”, afirmou.
Hildo Rocha enfatizou ainda a necessidade de o país investir em setores estratégicos da microeconomia, com destaque para os materiais produzidos a partir de terras raras e semicondutores, fundamentais para a economia digital.
“O Brasil detém quase 30% das terras raras do mundo, mas só produz 1% dos produtos feitos com base nesse recurso. Nós temos que aproveitar e verticalizar essa riqueza que o mundo todo espera. Não vamos passar essa nossa riqueza para outros países. Vamos usá-la para enriquecer o povo brasileiro”, defendeu.

O deputado também apontou que o “Caminhos para o Brasil” propõe ações concretas em áreas estruturantes, como a educação básica e a primeira infância, enfatizando que o investimento na formação desde os primeiros anos é essencial para o futuro do país. “A educação tem que ser investida inicialmente na base, no ensino primário, na primeira infância, do zero aos seis anos de idade”, afirmou.


Ao concluir seu pronunciamento, Hildo Rocha destacou o papel do MDB como força moderadora da política nacional. “O MDB está aqui no centro para fazer com que nós tenhamos, de fato, projetos de governo sensatos, que venham a melhorar a vida do povo brasileiro. Não é um partido que existe apenas para falar de pessoas, mas dos problemas que atingem as pessoas. E nós temos que buscar soluções para esses problemas”, disse o parlamentar.
O documento lançado pela Fundação Ulysses Guimarães e pelo MDB consolida a tradição do partido de apresentar propostas sólidas e equilibradas para o país — reafirmando seu papel histórico de guardião da democracia, do diálogo e da estabilidade institucional.
Assessoria

