Polícia Civil deflagra operação e desarticula célula criminosa em Buriti
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nesta sexta-feira (14), uma operação de grande envergadura para combater a criminalidade no município de Buriti. A ação resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliar, três mandados de prisão preventiva e quatro prisões em flagrante, além da apreensão de armamento pesado, drogas e quantia em dinheiro.
A operação teve como base um Inquérito Policial que tramita na Delegacia de Polícia de Buriti, instaurado para apurar um homicídio qualificado ocorrido em outubro deste ano. As investigações identificaram os autores do crime e mapearam a estrutura logística utilizada pela célula criminosa, composta por residências e pontos de apoio destinados à articulação de atividades ilícitas, armazenamento de armas e comercialização de entorpecentes.

Com base nos elementos reunidos, a Polícia Civil representou ao Poder Judiciário pela expedição dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, todos deferidos pelo Juízo da Comarca de Buriti, após parecer favorável do Ministério Público Estadual.
Durante a operação, equipes policiais cumpriram os 12 mandados em imóveis distribuídos por diversos pontos da cidade. Simultaneamente, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra investigados pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubo. Outras quatro pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse ilegal de arma de fogo.
Materiais apreendidos:
Armamento:
* 01 pistola calibre 9mm (Taurus)
* 01 escopeta calibre 12
* Munições calibre 9mm e calibre 12
Entorpecentes:
* Vasta quantidade de maconha, cocaína e crack
Outros objetos:
* Aproximadamente R$ 7.000,00 em espécie
* Balança de precisão, facas, sacos plásticos, giletes e outros apetrechos utilizados no fracionamento de drogas
* Aparelhos celulares e rádio comunicador
Todo o material apreendido foi devidamente acondicionado, seguindo os protocolos de cadeia de custódia, e será submetido a perícias técnicas.
A Polícia Civil destacou que as ações integram os esforços permanentes de combate ao crime organizado no município e na região.
ASCOMPC/MA

