Em evento do SINDACS-RV Hildo Rocha reforça luta pela aposentadoria especial dos ACS e ACE’s

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Regional de Viana (SINDACS-RV) celebrou, neste fim de semana, seus 21 anos de fundação com a entrega oficial de uma sede totalmente renovada e considerada uma das mais bem estruturadas do país.

O evento reuniu lideranças sindicais da baixada maranhense, lideranças nacionais da categoria, a exemplo de Ilda Angélica, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias; a presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, Shirlene Pires; o deputado federal Hildo Rocha (MDB), defensor das pautas dos agentes de saúde e de combate às endemias no Congresso Nacional e o prefeito da cidade, Carrinho Cidreira.

Reconhecimento da CONACS e defesa do PLP 185/2024

A comemoração também serviu como palco para reforçar a principal demanda em curso da categoria: a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 185/2024, que regulamenta a aposentadoria especial prevista na Emenda Constitucional 120/2022. A proposta, que já passou pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal está programada para ser votada hoje, dia 25, no plenário do Senado Federal.

Durante o evento, a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS), Ilda Angélica, destacou o papel do deputado Hildo Rocha na articulação das pautas nacionais dos agentes de saúde.

“Nós temos uma voz altiva, que fala por nós e nos defende como se fosse verdadeiramente um agente de saúde. Essa voz é o nosso deputado Hildo Rocha.”

A dirigente sindical reforçou que o momento é decisivo para a categoria, especialmente pela proximidade da votação do PLP 185/2024. “A nossa PLP 185 vai ser votada nesta terça-feira. A prioridade número um é resolver a nossa aposentadoria”.

Ilda Angélica também elogiou a organização sindical dos agentes comunitários de saúde do Maranhão.

“Os sindicatos regionais foram uma criação das lideranças sindicais do agentes comunitários de saúde do Maranhão que deu certo e por isso foi copiada por sindicalistas de outros estados da federação brasileira”, assegurou a presidente da Conacs.

Conquista marcante

A líder sindical também parabenizou a Femacs e os sindicatos do Maranhão pela conquista da complementação estadual.

“Apenas três governos estaduais desse imenso Brasil pagam complementação aos agentes comunitários de saúde e de endemias, entre eles o Maranhão. Por isso parabenizo a Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, os sindicatos regionais, as delegacias sindicais e o governo do Maranhão”, concluiu a Ilda Angélica.

FEMACS celebra conquistas e união da categoria

A presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde (FEMACS), Shirlene de Maria Souza Pires, destacou o simbolismo do momento.

“Meu sentimento é só de gratidão. A luta não pode parar e, a cada dia, vamos avançando ainda mais nas nossas conquistas.”

Ela ressaltou que a nova sede entregue em Viana se torna exemplo para todo o estado.

“Esse belíssimo empreendimento serve como referência para que outros regionais também possam ofertar comodidade e dignidade aos seus associados.”

Marco histórico

A anfitriã do evento, presidente Maria da Conceição Pacheco Costa, lembrou a trajetória da entidade:

“São 21 anos de fundação do Sindicato da Regional de Viana, com a entrega de um auditório confortável, com melhor estrutura para os nossos sócios.”

Além do auditório principal, foram inaugurados também o auditório do Conselho Deliberativo e o auditório administrativo do SINDACS-RV.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *