PRF recupera quatro veículos com sinais de adulteração e/ou receptação em menos de 24 horas

Ocorrências foram registradas nessa sexta-feira (20) nos municípios de Caxias, Santa Rita, Timon e São Luís.

Nessa sexta-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou quatro veículos com registros de adulteração e/ou receptação durante fiscalizações realizadas em diferentes rodovias federais do estado do Maranhão.

Por volta das 7h15, no km 537 da BR-316, no município de Caxias (MA), uma equipe da PRF abordou um veículo e, durante a verificação dos elementos identificadores, constatou que os números correspondiam a um automóvel com registro de roubo. Diante dos fatos, foi verificada, a princípio, a ocorrência de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Já por volta das 9h10, no km 75 da BR-135, em Santa Rita (MA), outra equipe da PRF abordou uma motocicleta durante comando de fiscalização. Após o procedimento de identificação veicular, foram constatadas adulterações nos sinais identificadores. O condutor informou que adquiriu a motocicleta há cerca de quatro anos, pelo valor de R$ 13.000, de um conhecido que possui uma oficina de motocicletas, e alegou não ter conhecimento da adulteração. Diante da situação, foi constatado, em princípio, o crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no artigo 311 do Código Penal.

Às 10h, no km 03 da BR-226, trecho urbano de Timon (MA), durante comando de fiscalização estática, a equipe PRF abordou uma motocicleta e constatou, por meio de identificação veicular e consultas aos sistemas informatizados, que o motor não correspondia ao chassi, apresentando marcas que caracterizavam adulteração de sinal identificador. Embora o chassi não apresentasse indícios de adulteração, o motor era produto de crime, configurando também o delito de receptação. O condutor informou que havia adquirido o veículo há aproximadamente um ano pelo valor de R$ 1.000,00. Diante dos fatos, foram constatados, a princípio, os crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Por fim, por volta das 12h50, no km 14 da BR-135, em São Luís (MA), durante comando de fiscalização de equipamentos obrigatórios, a PRF abordou um veículo e identificou inconsistências nos elementos identificadores. Após consulta aos sistemas, foi verificado que o automóvel possuía registro de roubo/furto, feito há um mês, em 23 de novembro de 2025, no estado de São Paulo. O veículo era conduzido por uma mulher que informou tê-lo recebido emprestado de sua tia, residente em Fortaleza (CE). Diante das informações, foram constatados, a princípio, os crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Todos os veículos recuperados e os condutores envolvidos foram encaminhados às respectivas Delegacias da Polícia Civil das regiões para a adoção das medidas legais cabíveis.

PRF MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *