Grupo Tático de Trânsito completa um ano e registra mais de mil atendimentos

FonteAN/Gil Carvalho

A iniciativa agilizou o atendimento aos condutores e o ordenamento do fluxo viário durante ocorrências de acidentes

IMPERATRIZ – Criado em agosto do ano passado, o Grupo Tático de Trânsito, GTT, especializado em perícias de acidentes, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, completa nesta terça-feira, 20, um ano com mais de mil atendimentos prestados à comunidade de Imperatriz.

De acordo com o coordenador Edmilson Vieira, o grupamento especial desenvolve ações de emergência em situações de acidentes, o chamado pronto-emprego, para assegurar levantamentos periciais e o ordenamento do fluxo viário durante ocorrências de episódios de trânsito.

Segundo ele, “neste primeiro ano foram celebrados mais de 400 acordos e registro de mais de 88 acidentes por mês atendidos, com média de mais de um acordo fechado por dia. Ao ligar para o disque-trânsito [9-9198-6082] o tempo médio de resposta é de 13 minutos, até chegar uma viatura no local do sinistro”, garante.

Edmilson Vieira conta que a unidade dispõe de 11 agentes de trânsito e viaturas exclusivas para atendimento gratuito e 24 horas à população de Imperatriz, celebrando acordos no local de acidentes sobre os danos e registram Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito – BOAT.

O diretor Executivo da Setran, Ráder Leão, observa que “antes da existência do GTT, os condutores que se envolviam em acidentes de trânsito tinham que recorrer a serviços particulares de perícia, em caso de acidentes de trânsito apenas com danos materiais, ou acionar o Instituto de Criminalística do Maranhão, ICRIM, em caso de acidentes com vítimas”.

“Os que se envolvem em acidentes podem acionar à Setran pelo disque-trânsito que, imediatamente, designa a sua equipe especializada para prestar todo auxílio necessário aos envolvidos”, ressaltou ele.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, destaca que, com a implantação do Grupo Tático de Trânsito, a população ganhou um grande amparo em situação de acidentes de trânsito, sem vítimas em Imperatriz. “A perícia ao chegar ao local do acidente cuida, imediatamente, da segurança viária das pessoas e veículos para que outro acidente não venha a ocorrer, isolando o local e buscando, na medida em que a segurança do trânsito permite retomar a fluidez na via para que não ocorram congestionamentos”, detalha.

Leandro Braga observa que, “depois de controlada a situação de tensão pós-acidente é dado às partes envolvidas no sinistro a possibilidade de efetuar um acordo no local do acidente, promovendo desta forma uma resolução rápida e amigável. Porém, caso não haja a possibilidade de acordo se procede aos levantamentos periciais que, posteriormente, culminarão em um laudo no qual apontará o causador do acidente”, frisa.

Orientação

 

O coordenador do GTT, Edmilson Vieira, orienta os condutores que não devem remover os veículos do local do acidente, salvo em casos de iminente perigo a vida, pois, ao fazer isso a cena do acidente altera-se inviabilizando a geração de um laudo técnico. O Grupamento Tático de Trânsito funciona 24 horas e logo que é acionado pela central de atendimento sai em deslocamento da ocorrência”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *