Prefeitura e Exército realizam ações de educação ambiental em escolas públicas de Imperatriz

Iniciativa visa desenvolver atividades com ênfase nas boas práticas de preservação do meio ambiente.

Léo Costa/FonteAN

IMPERATRIZ – Com objetivo de conscientizar a comunidade estudantil sobre boas práticas de preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o 50º Batalhão de Infantaria de Selva, 50º BIS, vem desenvolvendo ações de educação ambiental em escolas da rede pública municipal de ensino. As atividades contam com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e Educação, Semed.

“Ações como essa, em parceira com o exército, são fundamentais para que se trabalhe desde cedo a necessidade de cuidar do meio ambiente em sua totalidade, repensando as pequenas atitudes do dia-a-dia e falando sobre temas importantes. A Semmarh está sempre à disposição para promover debates e aprendizado em prol do cuidado com o meio ambiente”, ressalta Bárbara Barbosa, diretora de Educação Ambiental.

Na manhã desta terça-feira, 24, ação teve como público alvo cerca de 600 alunos do turno matutino do Centro de Educação Municipal Madalena de Canossa, no Parque Santa Lúcia. Na ocasião, foi realizada palestra e o plantio de mudas diversas de árvores nativas e frutíferas na área da unidade estudantil. “Esse trabalho fortalece a conscientização ambiental dos nossos alunos. Temos que começar esse processo educacional desde muito cedo. A preservação e o respeito ao meio ambiente são aspectos que trabalhamos na escola. E a presença do exército e do poder público fortalece ainda mais o nosso trabalho”, enfatizou Magno Ribeiro, gestor da escola.

Para a estudante do 8º ano do ensino fundamental, Anna Theresa, 12 anos, a escola possui um papel fundamental na educação ambiental por ser um ambiente que favorece e influencia nas decisões do indivíduo. “A nossa escola têm executado um papel de forma simples, porém importante, ao nos ensinar de forma consciente como tratar o planeta. Para nós hoje foi mais um dia de aprendizado”, disse Anna Theresa.

De acordo com o tenente do exército, Renato Ponciano, relações públicas do 50° BIS, a iniciativa ocorre paralela ao projeto Verde Brasil, criado para planejar ações de prevenção e repressão a crimes ambientais, além do levantamento e combate a focos de incêndio, em conformidade com o Decreto Presidencial n° 9.985/2019. “O documento regulamenta o emprego das Forças Armadas nas ações ambientais. Desde sua assinatura, em 23 de agosto, o exército foi autorizado a atuar em conjunto com as instituições no combate a focos de incêndio, queimadas e crimes ambientais e no trabalho de conscientização da sociedade, em especial da geração futura, sobre a preservação do meio ambiente”, disse o tenente Ponciano.

Ações de educação ambiental prosseguem em outras escolas da rede pública municipal de ensino, envolvendo a Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias do Meio Ambiente e de Educação, e o Exército Brasileiro, através do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, 50º BIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *