MPMA promove Semana de Prevenção às Drogas na Região Tocantina

MPMA/FonteAN

O Ministério Público do Maranhão realizou de 2 a 5 de dezembro a Semana de Prevenção às Drogas em municípios da Região Tocantina. A rodada de ações teve início na segunda, 2 de dezembro, com palestras em Imperatriz, Davinópolis, Itinga e Açailândia. Ao todo, foram mais de mil participantes nos eventos.

A ação foi coordenada pela promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Açailândia, e tiveram o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP). Este ano, as palestras foram proferidas pelo ganhador do Prêmio Jovem Cientista, Rodrigo Gonçalves Dias.

A promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia coordenou a ação

Na segunda, 2, as apresentações foram realizadas na sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz pela manhã e, durante a tarde, na Penitenciária de Imperatriz. Na terça, 3, foi a vez de Davinópolis receber os palestrantes na Unidade Prisional de Davinópolis.

Na quarta, 4, a palestra foi realizada em Açailândia, na Faculdade Favale, pela manhã e, pela tarde, na Unidade Prisional de Açailândia. Quinta-feira, 5, os facilitadores se apresentaram na Prefeitura de Itinga pela manhã e, em Imperatriz, pela tarde, na Unidade Prisional Regional de Imperatriz.

A ação também aconteceu na Penitenciária de Imperatriz

De acordo com a coordenadora da campanha na Região Tocantina, Sandra Fagundes, a Semana de Prevenção às Drogas foi muito proveitosa, iniciando com a pedalada em Açailândia e a rodada de palestras. A representante do Ministério Público destacou a importância da diversidade do público: autoridades, alunos e pessoas do sistema prisional, que assistiram à exposição do palestrante, um caminho longe das drogas.

“Nesta semana, com palestras ministradas para alunos e internos do sistema prisional, nós pudemos ver e sentir os olhos atentos, a emoção ao final da palestra. Por isso, nós queremos agradecer à equipe, ao Rodrigo Dias, aos colegas promotores de justiça Ossian Bezerra, Crystian Gonzales, Domingos Eduardo, Gleudson Malheiros e às equipes da educação e do sistema prisional que ajudaram a fazer acontecer tudo isso”, ressaltou a promotora.

O promotor de justiça da área de execução penal, Domingos Eduardo da Silva, é o responsável pelas palestras nos municípios da comarca de Imperatriz. Titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal, o representante do MPMA afirmou que a semana de palestras é fundamental para o processo de ressocialização dos apenados e para o combate da prática da reincidência criminal.

“Essa iniciativa é fundamental no combate à reincidência, assim como ressocializar, ajudar o preso a sair do mundo das drogas. Sabemos que muitos crimes estão ligados ao tráfico e consumo de entorpecentes, como roubos e latrocínios”, destacou Domingos Eduardo.

JOVEM CIENTISTA

Rodrigo Gonçalves Dias é o convidado do Ministério Público do Maranhão para realizar a rodada de palestras. Da vasta lista do currículo, Rodrigo é bacharel em Educação Física pela Unicamp e especialista em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Esportivo.

O jovem também é doutor em Biologia Funcional e Molecular e trabalhou realizando pesquisas no Instituto do Coração (Incor – (HCMUSP). Rodrigo possui ainda pós-doutorado em Genética e Cardiologia, Genoma e Ciência do Esporte e Análise Genômica em Larga Escala. Foi ganhador do Prêmio Jovem Cientista em 2012 e o prêmio mais respeitado da cardiologia no Brasil, Eduardo Moacyr Krieger.

PALESTRA

Rodrigo começou recordando a infância, quando sua mãe teve que sustentá-lo sozinha depois que o pai o abandonou. Ele relata que foi um adolescente problemático e que nem ele mesmo acreditava que poderia alcançar tantos feitos, mas que uma ofensa dirigida a ele o fez repensar toda sua vida.

Em 2008, após uma descoberta envolvendo genética, cardiologia e exercício físico, o pesquisador ganhou um prêmio de melhor pesquisa do país, sendo citado internacionalmente como uma das descobertas mais relevantes para o avanço do conhecimento.

Rodrigo finalizou a exposição pedindo uma reflexão. “Onde está o limite? Vocês acham que o garoto problemático que eu era na adolescência poderia se tornar o cientista que eu me tornei? Ninguém é irrecuperável. Quando alguém disser que vocês não prestam ou que não conseguem, mostrem que vocês são capazes de mudar o destino”.

Danielly Sousa Silva cursa o 9º ano e assistiu à palestra em Itinga. A estudante conta que as palavras de Rodrigo lhe motivaram a mudar, enfrentar as dificuldades e ser forte quando alguém tentar enfraquecê-la. “Foi uma sensação incrível, uma experiência maravilhosa. Ele é um exemplo de pessoa, vou me espelhar nele para realizar meus sonhos. Que um dia eu possa ajudar as pessoas e sempre ser humilde tanto em ações quanto em pensamentos”, destacou.

A ação faz parte da campanha institucional “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?”, que na Região Tocantina teve início em Açailândia no ano de 2015. A atividade também já integrou a campanha realizada até o ano passado: Maranhão na Prevenção às Drogas, promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *