Unidade Móvel Oncológica atende na Praça da Bíblia

Objetivo é aproximar serviços de saúde da população

Assessoria

IMPERATRIZ – Unidade Móvel Oncológica já iniciou as atividades de 2020, desde o dia 06 de janeiro. Neste mês, o ônibus está localizado na Praça da Bíblia, Rua Leôncio Pires Dourado, Bacuri, ofertando serviços nas áreas de saúde do homem e da mulher.

Para as mulheres realizarem a coleta de prevenção de colo de útero (PCCU) é preciso estar há 3 dias sem relação sexual e sete dias antes ou depois da menstruação. Já os homens precisam estar em jejum para realizar o PSA. A unidade realiza agendamento de mamografia e consultas dermatológicas para pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer.

A coordenadora do setor de Oncologia do município, Vilenice Batista, esclarece que, “as ações são voltadas à prevenção e combate aos cânceres de colo do útero, próstata, mama e pele. Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chance de cura o paciente tem”, enfatiza.

Os resultados dos exames realizados, sem alterações, são disponibilizados aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde, UBS, de referência em até 15 dias. Confirmada a doença é realizada uma biópsia na própria unidade móvel e, caso o paciente precise de um atendimento mais especializado, ele é encaminhado automaticamente pela equipe do ônibus e inicia o tratamento na Rede de Oncologia do Município, sem a necessidade de fazer agendamento de consultas ou exames. Todo o procedimento é feito pela equipe multiprofissional formada por dermatologista, oncologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, radiologia, motorista e auxiliar administrativo.

Atendimento

Para ser atendido, basta apresentar documento de identificação com foto, Cartão Único do Sistema de Saúde, SUS, e um comprovante de endereço. A unidade realiza os serviços de 8h às 11h e das 14h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *