PRF flagra condutor sem habilitação transportando madeira ilegal na BR 010

PRF

Em 21 de junho do ano de 2020, por volta das 13h15, no km 260 da BR 010, sentido decrescente, município de Imperatriz/MA, foi dada ordem de parada a um caminhão M. Benz/L 1620, cor azul, placas do Maranhão, o qual era conduzido por um homem não habilitado. Constatou-se de imediato que a carga transportada era madeira nativa serrada, sendo, então, solicitados os documentos necessários para o seu transporte, ao que o mesmo afirmou não possuir qualquer documento, seja Nota Fiscal ou a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa.

Perguntado sobre a origem da madeira, afirmou que o caminhão foi carregado no Pará, mas que não tem conhecimento de qual cidade, afirma que foi contratado pelo proprietário do veículo, após o condutor inicial do veículo ter adoecido. Afirma também que recebeu apenas dinheiro para as despesas junto a fiscalização, inclusive para o Posto Fiscal de Imperatriz, mas que não recebeu qualquer documentação referente à carga transportada, a qual seria entregue em Presidente Dutra/MA.

Quanto ao caminhão, este já foi flagrado pela PRF transportando madeira nativa sem guia florestal válida em 14 de agosto do ano passado, na BR-226 km 199, em Presidente Dutra/MA.

Realizada a cubagem da carga (1,53m x 2,40m x 7,50m), 70% corresponde ao valor de 19,28 m3 de madeira nativa serrada em diferentes perfis: ripa, sarrafo, tábua e viga.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. O caminhão permanece retido no Posto PRF de Imperatriz à disposição do IBAMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *