GTT celebra dois anos e registra mais de 750 acordos em perícias de acidentes de trânsito

Serviço é oferecido de forma gratuita e funciona 24 horas

Assessoria

IMPERATRIZ – Produzir levantamento pericial; boletim de acidentes; coletar dados estatísticos; autuar e conduzir motoristas embriagados; celebrar acordos extrajudiciais entre as partes envolvidas em acidentes de trânsito em Imperatriz. Esses são os principais objetivos do Grupo Tático de Trânsito, GTT, criado há 2 anos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Setran.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, explica que o serviço é oferecido de forma gratuita e funciona 24 horas através do Disque-Trânsito (99) 99198-6082, e patrulhamento pelas ruas e avenidas de Imperatriz. “Em apenas dois anos de funcionamento foram celebrados mais de 750 acordos, contribuindo para que as partes envolvidas em sinistros resolvam as questões no local do acidente”, frisa.

Ele observa que “o tempo médio de atendimento de ocorrências é de 15 minutos, resultado da capacitação da equipe que dispõe de viaturas em motocicletas e carros que agilizam o atendimento à população de Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão”.

Leandro Braga ressalta que a criação do grupamento especial de trânsito agilizou o atendimento de ocorrências de acidentes, sem vítimas, antes feito apenas pelo Instituto de Criminalística do Maranhão – ICRIM.

Estatística

Desde a criação do GTT, a Secretaria de Trânsito tem realizado levantamento técnico de dados, gerados pela coleta de informações dos acidentes que são utilizados para produzir estudos e índices de acidentes por localidade [ruas/bairros] para que sejam feitas intervenções estratégicas nas vias e cruzamentos que mais geram acidentes.

“Buscamos desta forma reduzir o número de vítimas e acidentes, como por exemplo, diariamente são lançados os dados dos acidentes e ao perceber que um cruzamento ou via apresenta elevado número de acidentes é repassado imediatamente para o departamento de Engenharia de Trânsito para que sejam feitas as ações necessárias para diminuir o número de acidentes”, explica Leandro Braga.

Segundo ele, “todas as mudanças implementadas no trânsito de Imperatriz são resultado de uma preocupação constante, pois essas mudanças buscam proteger a vida das pessoas”. “Quantas famílias já foram destruídas, porque alguém avançou uma placa de pare ou abusou da velocidade?”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *