Prefeitura reforça prevenção contra o câncer de próstata

Blitz educativa foi realizada na UBS do Parque do Buriti com distribuição de preservativos, panfletos e lubrificantes

IMPERATRIZ – Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do departamento de Atenção Básica, inicia campanha do Novembro Azul, com objetivo de reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com o tema “Homem que se ama se cuida”, a Unidade Básica de Saúde do Parque do Buriti realizou ação nesta terça-feira, 3 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, em 2020 o país apresentou um crescimento de casos de homens com câncer de próstata, com taxa de 29,2%, o que totaliza 65.840 novos casos. No Maranhão, a estimativa é de 1.850, uma taxa de 68,71% novos casos de homens com câncer na próstata e 210 novos casos de câncer de reto, 7,70%.

Sobre a relevância do Novembro Azul, a secretária de Saúde do município, Mariana Jales, informa que “as ações voltadas à saúde do homem são promovidas por meio da Atenção Básica durante todo ano nas Unidades Básicas de Saúde da zona rural e urbana, mas neste mês ganham uma visibilidade maior. Iniciativa destaca o combate ao câncer de próstata e a conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce, o que aumentam as chances de cura com amplas chances de preservação das funções urinária e sexual do homem”.

A coordenadora da Saúde do Homem, Acilea Pereira, explica que “nesta terça-feira realizamos uma blitz educativa com a distribuição de kits, além das orientações necessárias para que a população masculina procure as unidades de saúde, para a realização de exames preventivos. Para evitar a propagação do novo coronavírus, os atendimentos serão realizados com horário marcado seguindo protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde”. Para reforçar a campanha, a Unidade Móvel Oncológica estará localizada na quinta e sexta-feira, em frente à Unidade Básica de Saúde Ana Daves Neta Silva Sousa, no Parque do Buriti.

Para a coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista, a mobilidade e comodidade que o ônibus traz à população são reflexos de um atendimento pautado na humanização e favorável para que não haja crescimento nos índices da doença. “É muito importante a ida do ônibus a esses locais, pois com o deslocamento é possível atingir um número maior de pessoas facilitando o acesso da população a exames preventivos. Caso haja resultados alterados, os pacientes recebem diagnóstico em uma consulta na Unidade Básica de Saúde Três Poderes, para começar os procedimentos complementares e, ao confirmar o câncer, pacientes serão direcionados à Rede de Oncologia Pública”.

Para realização do exame de sangue de PSA, é pré-requisito que os homens estejam em jejum e apresentem documento de identificação pessoal com foto, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde do município.

Com informações da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *