Carnaval 2021: Confira os estados que suspenderam o ponto facultativo

Ao todo, 21 estados do Brasil já anunciaram o cancelamento do ponto facultativo durante o Carnaval.

Em decorrência do avanço da pandemia do novo coronavírus, 21 estados do Brasil já anunciaram o cancelamento do ponto facultativo durante o Carnaval. A decisão prevê dia normal de trabalho nas datas originalmente definidas para a festa. O levantamento dos estados que optaram pela medida foi feito pelo Fórum de Governadores.

Confira os estados que cancelaram o ponto facultativo:

Sudeste
São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou na sexta-feira (29) o cancelamento do ponto facultativo do feriado do Carnaval em todo o estado. De acordo com Doria, a iniciativa faz parte de um esforço para evitar ao máximo o aumento de aglomerações em meio à pandemia da Covid-19.

“Estamos numa segunda onda da Covid-19. Não é razoável que festividades e encontros venham a ocorrer durante uma situação tão trágica e difícil”, afirmou o governador.

Minas Gerais

Em um comunicado a imprensa, o governo de Minas Gerais também decidiu por não conceder ponto facultativo durante o Carnaval. Além de orientar a população para não ser aglomerar durante a data, as autoridades do estado querem desestimular viagens e organização de festas clandestinas nas cidades históricas.

Nordeste
Sergipe

Além de proibir o ponto facultativo, o estado de Sergipe também adotou medidas mais rígidas no mês de fevereiro. De acordo com o governador Belivaldo Chagas (PSD), de 11 a 21 de fevereiro, fica proibido qualquer tipo de festividade ligada ao Carnaval. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa posterior à reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), que avaliou o cenário epidemiológico dos últimos dias e a projeção para as semanas seguintes no estado.

Alagoas

Também buscando evitar aglomerações, o estado de Alagoas cancelou as festividades de carnaval e o ponto facultativo. De acordo com o governador do estado, Renan Filho (MDB), o foco é imunizar a população alagoana.

“Eu vou reunir aqui o grupo de acompanhamento da Covid-19 em Alagoas e discutir com a sociedade, mas não é momento de aglomerar pessoas. Não tem espaço para ter bloco (carnavalesco) esse ano, infelizmente. Se houvesse, seria um momento de propagação de Covid. Agora a gente precisa imunizar a população”, explicou.

Bahia

A Bahia, um dos carnavais mais tradicionais do país, cancelou as festividades e o direito à folga nos dias do Carnaval. A decisão foi tomada em conjunto pelo governo estadual e pela prefeitura da capital baiana, com o objetivo de evitar possíveis aglomerações.

Ceará

O estado do Ceará também optou por cancelar as festas e o ponto facultativo dos funcionários durante o Carnaval. Além disso, o um comunicado reforçou que comércios, serviços e industria devem abrir normalmente nos dias de carnaval.

Maranhão

O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), confirmou via redes sociais que também escolheu cancelar o ponto facultativo no Carnaval.Dino ainda alertou que mesmo com a chegada das vacinas, as comemorações devem ficar para outro momento.

“Tomamos a decisão de cancelar o ponto facultativo estadual durante o “feriadão” de Carnaval, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Essa decisão será publicada no Diário Oficial, neste sábado. Lembramos que, mesmo os lotes de vacina chegando no estado, é preciso manter os cuidados de sempre, especialmente evitando aglomerações. Vamos pensar em comemorações em outro momento, quando a maioria da população estiver vacinada. #ParaíbaVacina #UseSempreMáscara”, disse o governador no Twitter

Pernambuco

O governo estadual de Pernambuco também seguiu o definido pelo Forúm de Governadores e cancelou o ponto facultativo. Festas e comemorações também estão suspensas e proibidas em todo o estado.

Piauí

Com o intuito de evitar um colapso na rede de saúde, o governo estadual do Piauí reforçou o cancelamento do ponto facultativo durante o Carnaval. Além disso, proibiu a realização de eventos carnavalescos em todo o estado.

Rio Grande do Norte

O governo estadual publicou no Diário Oficial a decisão de suspender do ponto facultativo e das festividades de Carnaval. O estado também prometeu monitorar possíveis festividades clandestinas.

Centro-Oeste
Goiás

A região também seguiu o que foi decidido pela maioria dos governadores e cancelou o ponto facultativo no carnaval. “Da minha parte eu quero desaconselhar todas as pessoas que estão programando viagens no período do Carnaval”, alertou o governador Ronaldo Caiado (DEM). O estado também teve as festividades carnavalescas suspensas.

Mato Grosso

Em um comunicado para imprensa, o governo estadual do Mato Grosso também aderiu o movimento do Fórum dos Governadores.

“O governo de Mato Grosso cancelou o ponto facultativo de Carnaval, previsto para os dias 15, 16 e até às 14h do dia 17 de fevereiro, como forma de reduzir o avanço da Covid-19”, explicou a Secretaria de Saúde do estado.

Norte
Amazonas

Um dos estados mais afetados pela Covid-19 no país, o Amazonas optou pelo cancelamento do ponto facultativo no Carnaval. O estado também enfatizou o fechamento do comércio durante a semana de festividades, autorizando apenas o funcionamento de serviços essenciais e delivery para bares e restaurantes.

Amapá

Ponto facultativo, festas de carnaval e eventos esportivos estão suspensos em todo estado do Amapá. O decreto veio do governo do estado, que reforçou que a medida é para conter a infecção por meio da Covid-19.

Pará e Rondônia

Os dois estados emitiram comunicados reforçando o cancelamento do ponto facultativo durante o Carnaval e a proibição das festividades.

Acre

O governo estadual do Acre reforçou que será considerado dia normal de trabalho na semana do Carnaval. No entanto, os trabalhadores foram liberados para realizar suas funções no formato homme office. As festas no estado também foram canceladas.

Tocantins

Com mais de 100 mil casos confirmados no estado, o Tocantins suspendeu o ponto facultativo e festas durante o Carnaval.

Sul
Santa Catarina

Além de decretar o cancelamento do ponto facultativo, o estado reforçou que todas as instituições públicas funcionarão normalmente no período de Carnaval.

Paraná

O estado do Paraná reforçou o cancelamento Carnaval e do ponto facultativo dos servidores. Além disso, o governo estadual prometeu monitorar e penalizar festas carnavalescas organizados pelo setor público e privado.

Com informações da CNN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *