Todas as praias de São Luís estão impróprias para banho, aponta laudo da Sema

Na Grande Ilha, apenas trechos de praias de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, estão próprias para serem utilizadas por banhistas.

SÃO LUÍS – Segundo o último laudo de condições de balneabilidade das praias da Região Metropolitana de São Luís, divulgado nessa quarta-feira (31), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), todos os trechos de praias analisados em São Luís estão impróprios para banho.

De acordo com a Sema, todos os 14 trechos analisados das praias da Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, praia do Calhau e Olho d’Água estão sem condições de uso pelos banhistas (Veja a lista completa dos trechos no final da matéria).

 

Os únicos pontos de praias próprios para banho na Grande Ilha estão em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Dos oito trechos analisados nessas cidades, seis estão adequados para serem frequentados, já dois estão impróprios.

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 1º a 29 de março, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

Segundo a Sema, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O monitoramento obedece aos padrões estabelecidos na Resolução CONAMA nº 274/2000.

A Sema destaca que, com o período chuvoso na Grande Ilha, o volume das chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, pois há maior condução de matéria orgânica, vinda da lavagem das vias públicas, para os rios e, consequentemente, para os mares.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente alerta que, na ocorrência de chuvas, recomenda-se evitar a recreação por, pelo menos, 24h depois das chuvas.

Veja quais são os trechos de praias próprios e impróprios para banho na Grande São Luís

Em São Luís

Em São José de Ribamar

Em Paço do Lumiar

Na Raposa

Com informações do G1 MA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *