Flávio Dino anuncia liberação gradativa de eventos a partir desta segunda-feira no Maranhão

De acordo com o governador, eventos com até 50 pessoas estarão liberados a partir desta segunda-feira (10); já os com até 100, a partir do dia 17 de maio.

SÃO LUÍS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fez um panorama e anunciou flexibilização de medidas restritivas em face da pandemia da Covid-19 no Estado. As novas medidas foram anunciadas em coletiva de imprensa virtual, realizada na manhã desta sexta-feira (7).

Mesmo o Maranhão sendo um dos Estados que apresentam queda no número de mortes por Covid-19, o governador, mais uma vez, reforçou a importância do cumprimento das medidas sanitárias por todos. “A manutenção dessas medidas é vital para que nós possamos nas próximas semanas continuar nessas taxas declinantes de ocupação e de mortalidade, que são dois referenciais importantes. Menos pessoas nos hospitais significa, por si só, menos óbitos”, disse Flávio Dino.

Durante a coletiva, o governador do Maranhão também informou que, até essa quinta-feira (6), o Estado já recebeu 2,01 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Desse total, 1,77 milhão foi distribuída aos municípios e 1,342 milhão de doses já foram aplicadas em todo o território estadual.

Outro dado mostrado por Flávio Dino na coletiva de imprensa, foi o número de profissionais da educação que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Estado, que chega aos 60 mil. “Isso é um destaque nacional. O Maranhão é o Estado brasileiro que mais tem avançado nessa vacinação, pois consideramos que é uma política pública vital para a retomada das aulas presenciais”, afirmou o governador.

Vacinação de grávidas e puérperas

Neste fim de semana, o governador anunciou que haverá vacinação de mulheres grávidas e puérperas (com até 40 dias após o parto) contra o novo coronavírus, no Iema Cintra, situado no bairro Anil, em São Luís. No sábado (8), ocorre das 8h às 16h. Já no domingo (9), Dia das Mães, das 8h às 12. “Neste caso, serão utilizadas as vacinas da Pfizer. Essas vacinas, por orientação do Ministério da Saúde, foram entregues exclusivamente às capitais. Não é uma decisão estadual, é uma decisão federal”, explicou Flávio Dino.

Sputnik V

Também durante a coletiva de imprensa, Flávio Dino anunciou que uma nova ação foi ingressada no Supremo Tribunal Federal (STF) na noite dessa quinta-feira (6), sobre a vacina Sputnik V. Neste novo pedido, subscrito pelo procurador geral do Estado, Rodrigo Maia, o Maranhão destaca a urgência por mais doses de vacinas e cobra aprovação da Sputnik V pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão do governo federal.

Além disso, segundo o governador, na petição judicial, foi anexado um parecer técnico do Dr. Amilcar Tanuri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que atesta a eficácia da vacina Sputnik V. “… perfil de eficácia e segurança muito bons provadas por testes clínicos (…) já publicados em revistas científicas de alto impacto e em avaliação de campo após vacinação em massa”, diz o parecer do pesquisador da UFRJ.

De acordo com Flávio Dino, esses documentos sanam as dúvidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Se nós anexamos novos documentos, queremos que a Anvisa se pronuncie sobre eles”, disse o governador.

Novas medidas sanitárias

Na coletiva desta sexta-feira, Flávio Dino também anunciou flexibilização das medidas de restrição em todo o Maranhão. De acordo com o governador, a partir desta segunda-feira (10), estão liberados eventos com até 50 pessoas.

Ainda segundo Flávio Dino, eventos com até 100 pessoas estarão liberados a partir do dia 17 de maio. Já música ao vivo em bares e restaurantes podem ocorrer a partir do dia 15 de maio.

O governador também anunciou que o horário de funcionamento de bares e restaurantes agora é até às 23h. “Vamos ver como os indicadores epidemiológicos se comportam. Se continuarmos em uma trajetória declinante, como nós desejamos, é claro que as flexibilizações vão continuar. Não podemos ter retrocesso. Para isso, precisamos do esforço do empresariado em cada estabelecimento”, reforçou o Flávio Dino.
Manutenção de medidas
Já algumas medidas em vigor, foram prorrogadas até o dia 24 de maio no Maranhão. Comércio e indústria, por exemplo, só podem funcionar das 9h às 21.

Em todo o Estado, os supermercados estão autorizados a funcionar de 6h à 0h. Além disso, os supermercados, academias, salões, bares e restaurantes só podem funcionar com 50% da capacidade até 24 de maio.

Pessoas que fazem parte do grupo de risco, tanto do setor público quanto do privado, permanecem afastados das atividades presenciais.
Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na noite dessa quinta-feira, o Maranhão tem 7.473 mortes e 271.266 casos confirmados da Covid-19. Segundo a SES, foram contabilizados 35 óbitos e 1.127 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 176 na Grande Ilha de São Luís, 105 em Imperatriz e 846 nos demais municípios. A taxa de letalidade da doença no Maranhão, por sua vez, está em 2,75%.

Com informações do imirante.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *