Inclusão digital: Hildo Rocha reivindica melhorias na infraestrutura de telecomunicações de municípios maranhenses

O deputado federal Hildo Rocha se reuniu com o Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, com o objetivo de reivindicar melhorias na infraestrutura de telecomunicações de municípios maranhenses onde a qualidade dos serviços ofertados por empresas de telefonia móvel e internet são demasiadamente deficitários.

Hildo Rocha destacou que a precariedade da internet causa prejuízos incalculáveis. De acordo com o parlamentar, a realidade vivenciada pela população de Governador Edison Lobão exemplifica com muita clareza como a falta de uma rede de internet de boa qualidade atrapalha o crescimento da principal atividade econômica do município que abriga o maior polo coureiro do nordeste brasileiro.

“O polo coureiro de Governador Edison Lobão é responsável pela geração de milhares de empregos e rende tributos à União, ao Estado e também ao município. Esses impostos deveriam retornar à população em serviços como por exemplo um bom sistema de telecomunicações. Em razão das dificuldades ocasionadas pela precariedade dos serviços de telecomunicações, o prefeito Geraldo Braga, o vice-prefeito Flávio, vereadores e empresários que geram empregos e impostos estão unidos a fim de mudar essa realidade”, explicou.

Telefonia móvel

O deputado também reivindicou celeridade na implantação de telefonia 4G em diversos municípios para que os prefeitos possam ter melhores condições de oferecer aulas virtuais para os alunos da rede pública municipal, nesse momento de pandemia.

“Já se fala bastante na implantação do 5G no Brasil. Entretanto, várias cidades do Estado do Maranhão ainda estão esperando a instalação de sinal 4G. Os prefeitos desses municípios aguardam com ansiedade pois só assim eles poderão disponibilizar aulas remotas com a qualidade necessária para o bom aprendizado. Assim, apresentei os pleitos dos prefeitos maranhenses e o Dr. Leonardo, de forma muito carinhosa, muito respeitosa, se comprometeu em analisar e verificar os meios adequados para fazer os encaminhamentos das demandas”, explicou o parlamentar.

Outras reivindicações

Hildo Rocha também destacou reivindicações apresentadas pelos prefeitos João Igor, de São Bernardo, Valdemar da Serraria, de Lago dos Rodrigues e de empresários e lideranças de Amarante.

“Esses municípios também necessitam expandir a abrangência do sinal de telefonia móvel. O distrito do Mundo Novo, comunidade localizada há apenas 8 km da sede de Amarante não tem sinal de telefonia móvel. O prefeito de Lago dos Rodrigues, Valdemar da Serraria, também reivindica melhorias para que o sinal chegue aos povoados. O prefeito de São Bernardo, João Igor e inúmeras lideranças também pedem melhorias para tornar possível a inclusão digital. Portanto, há uma carência muito grande no que se refere aos serviços de telefonia móvel e internet no Estado do Maranhão. Nossa luta tem como intuito mudar essa realidade”, afirmou Hildo Rocha.

Recursos do FUST

A atuação do deputado Hildo Rocha, em prol da melhoria da infraestrutura de comunicação rural, já gerou resultado significativo alcançado através da Frente Parlamentar da Agropecuária. O parlamentar conseguiu alterar a Lei que regulamenta a aplicação dos recursos financeiros do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) que tem por finalidade proporcionar recursos destinados a cobrir o custo para o cumprimento da universalização de serviços de telecomunicações no Brasil.

“Essa importante iniciativa da Frente Parlamentar da Agropecuária, da qual vossa excelência é um dos diretores, resultará em recursos para avançarmos naquilo que concerne a levar a infraestrutura de telecomunicações para as áreas menos atrativas do ponto de vista econômico e financeiro para as empresas de telefonia móvel”, destacou Dr. Leonardo Euler de Morais.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *