AGED realiza supervisões nos estabelecimentos registrados na regional de Santa Inês

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) iniciou a execução de atividades contempladas pelo convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) assinado em 2021. As ações foram realizadas no período de 13 a 17 deste mês.

Nesse período, uma equipe de fiscais estaduais agropecuários realizou supervisões nos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E) localizados na área de atuação da Unidade Regional da AGED de Santa Inês, com o objetivo de aperfeiçoar o serviço de inspeção e a fiscalização dos produtos de origem animal registrados no âmbito estadual.

Participaram das atividades os fiscais estaduais agropecuários, Cleide Selma Santana, Ana Cláudia Macedo e Francisco Nonato. Um dos primeiros estabelecimentos supervisionados foi o laticínio Eldorado, em Igarapé do Meio, que recentemente, foi premiado em concurso internacional ganhando ouro e prata em categorias com queijo artesanal a partir do leite de cabra. Dezesseis tipos de queijos produzidos pela empresa possuem certificação Selo Arte, o que permite a comercialização nacional desses produtos.

Na sequência das fiscalizações, a equipe realizou supervisão no abatedouro Frigorífico Vale do Pindaré em Santa Inês, que possui selo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), o que significa que essa produção pode ser comercializada em todo Brasil e na granja avícola Ovos Pleno, em Bela Vista do Maranhão, que é pioneira na categoria de produção de ovos no estado.

Uma outra atividade importante no roteiro da equipe de fiscalização foi a realização de vistoria nas instalações de um abatedouro frigorífico de frango em Santa Inês, que se prepara para obtenção de registro junto a AGED. O empreendimento será o primeiro no Maranhão dessa categoria a receber o registro no Serviço de Inspeção Estadual.

Para AGED, a produção de destaque do queijo artesanal, da carne e ovos em estabelecimentos registrados no S.I.E na jurisdição da regional de Santa Inês representa a garantia da identidade, qualidade e segurança dos produtos que podem ser comercializados em todo o Maranhão e àqueles com as certificações Selo Arte e SISBI, em todo o território nacional. O aumento no número de registros de empreendimentos de produtos de origem animal no Serviço de Inspeção Estadual representa mais trabalho, mais negócios, mais produção e desenvolvimento para o Estado.

AGED/MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *