Cerca de 5 mil agentes começam pesquisa domiciliar para o Censo 2022 no Maranhão

Em São Luís são 750 agentes envolvidos na pesquisa

Começou nessa segunda-feira (01) a coleta de dados para o Censo demográfico 2022 com mais de 183 mil recenseadores que visitarão 75 milhões de residências em 5.568 município em todo território nacional, incluindo aldeias indígenas e quilombolas.

No Maranhão, são cerca de 5 mil agentes fazendo a pesquisa, sendo 750 somente na região metropolitana de São Luís.

De acordo com o Analista do IBGE, João Ricardo, responsável pela divulgação do censo no Estado, a coleta domiciliar deve acontecer até o fim do mês de outubro, podendo ser prorrogada por mais alguns dias.

De acordo com o IBGE, além de saber o tamanho da população, estimada, atualmente, em 215 milhões de habitantes, o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros para mostrar as principais caraterísticas socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios etc.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população.

Em 2020, o Censo foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. No ano seguinte, sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *