Para custear a entrada da moradia financiada, Hildo Rocha, apresenta emenda que foi aprovada ao orçamento da União de 2026
O deputado federal Hildo Rocha (MDB) conseguiu aprovar uma importante emenda de comissão de sua autoria ao orçamento geral da união de 2026. A iniciativa voltada para as famílias brasileiras que sonham com a casa própria, mas enfrentam dificuldades para arcar com o valor da entrada exigida nos financiamentos.
A emenda de comissão do deputado Hildo Rocha que foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, destina R$ 1 bilhão para auxiliar na compra de imóveis do programa Minha Casa Minha Vida.
De acordo com Hildo Rocha, o objetivo é oferecer suporte financeiro a quem tem renda suficiente para assumir as prestações, mas não dispõe do valor inicial exigido pelos bancos.
“Você que está querendo comprar o seu imóvel próprio, o seu apartamento, a sua casa, tem renda suficiente para pagar as prestações, mas não tem o dinheiro para dar entrada do financiamento. Por isso que apresentei como solução a emenda de um bilhão de reais no orçamento de 2026 para pagar a entrada da compra do imóvel das famílias que não podem dar a entrada, mas tem salário suficiente para pagar às prestações que muitas das vezes é bem menor do que ele paga de aluguel”, explicou o deputado.
Ele destacou que muitas famílias acabam desistindo do sonho da casa própria justamente por não conseguirem reunir os valores exigidos para a entrada.
“Às vezes é uma entrada de 20 mil, 30 mil reais e a família não tem esse dinheiro para dar entrada. Então, terminou de ser aprovada aqui na Comissão de Finanças e Tributação uma emenda ao orçamento de 2026, destinando um bilhão de reais no orçamento da União, justamente para que, ao invés de você dar essa entrada dos 20 mil, 30 mil, que você não tem, a união irá fazer esse pagamento, você será favorecido”, afirmou.
O recurso previsto no orçamento será utilizado para cobrir integralmente o valor da entrada, tornando o financiamento mais acessível.
“Esse recurso de um bilhão de reais vai ser justamente para cobrir essa necessidade de comprar um apartamento, comprar uma casa que você não tem o dinheiro para dar entrada. Então, esse recurso da ação é para justamente isso: pagar a sua entrada”, explicou o parlamentar.
Com a medida, os beneficiários precisarão arcar apenas com as prestações mensais, de acordo com a faixa do programa Minha Casa Minha Vida em que se enquadram.
A proposta, segundo o deputado, é mais um passo importante para democratizar o acesso à moradia, impulsionar o setor da construção civil e gerar emprego e renda em todo o país.
Assessoria

