Carnaval da Prefs 2026 movimenta Imperatriz com tradicional jardineira, concursos e shows

Concurso de Fantasias reuniu mais de 300 participantes; o evento também teve mais de 90 blocos inscritos e mais de 20 atrações musicais

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), realizou entre os dias 14 e 17 de fevereiro o Carnaval da Prefs 2026. Ao longo dos quatro dias de programação, milhares de pessoas passaram pelo circuito oficial, que concentrou atividades culturais, programação musical e ações integradas das secretarias municipais.

O prefeito Rildo Amaral falou sobre a participação do público e visitantes que vieram de outras cidades para acompanhar a programação. “Foi um Carnaval incrível. As pessoas têm orgulho da cultura imperatrizense, da nossa cultura do Carnaval de rua, dos bloquinhos, das famílias, do Carnaval da segurança. É tanto que toda hora alguém chegava e diz assim: ‘Rildo, eu estava na cidade e voltei para cá para poder curtir o Carnaval Imperatriz’. Mostrando que Imperatriz virou a capital cultural de todo o sul do Maranhão. E para nós é uma alegria imensa”.

A programação começou diariamente às 15h, na Praça Mané Garrincha. Às 18h, a Jardineira saía em cortejo pelas ruas Rui Barbosa, Godofredo Viana, 13 de Maio, Avenida Frei Manoel Procópio e Rua Urbano Santos, com chegada à Praça da Cultura.

Espaço Kids reúne famílias

Durante os quatro dias, o Espaço Kids o espaço contou com brincadeiras motoras, pintura facial, banho de espuma, customização de tiaras, atividades com palhaços e orientações de primeiros socorros para as crianças com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cantora Lena Garcia se apresentou diariamente, conduzindo as tardes com repertório voltado ao público infantil.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Getúlio Melo, explicou como foi organizada a parceria para a realização das atividades voltadas às crianças. “Foram dias inesquecíveis, porque ano passado foi o primeiro ano e esse ano a gente aprendeu muito. E é uma parceria, porque a gente consegue ajudar a cultura, assim como a cultura é parceira nos nossos eventos esportivos. E é uma alegria estar aqui, porque é com a criança, é com as pessoas que a gente convive, com os pais, com as famílias, e isso não é só um trabalho, é uma satisfação”.

Ao detalhar a proposta das atividades, ele destacou o estímulo à movimentação e ao desenvolvimento infantil. “A promoção motora é fazer com que a criança se movimente. Enquanto o pai está se divertindo, a criança está movimentando. Então, a gente cria entretenimento e cultura, cria espaços ali para a criança raciocinar, fazer atividades”.

Concursos de Fantasias e Blocos Carnavalescos

O Concurso de Fantasias registrou a participação de mais de 300 pessoas nas categorias Infantil Feminino, Infantil Masculino, Adulto Feminino e Adulto Masculino. As fantasias fizeram referência a personagens da televisão, séries, filmes, cultura pop e também a elementos culturais locais. No último dia de programação, a premiação foi ampliada de três para cinco colocações.

O Concurso de Blocos Carnavalescos contou com participação de mais de 90 blocos ao longo do quatro dias. No último dia, 20 blocos foram premiados, com valores de R$ 1.000 para os sete primeiros colocados e R$ 500 para os demais premiados.

Cortejo da Jardineira

O cortejo da Jardineira reuniu foliões diariamente, sempre às 18h, percorrendo as principais ruas do circuito. Na terça-feira (17), a Banda Bicho Papão conduziu a festa. O integrante do grupo, Aziz Bahury, falou sobre a tradição da banda no Carnaval da cidade. “Há muitos anos que o Bicho Papão já faz esse Carnaval e a gente fica contando os dias pra chegar nesse período carnavalesco. Estivemos no domingo e estamos voltando pra fechar esse circuito. A gente espera que cada ano que passe seja melhor ainda, sempre fazendo o Carnaval tradicional, o Carnaval da família e para toda a população de Imperatriz e região”.

Ele também comentou sobre o cenário cultural do município. “O incentivo à cultura, no geral é sempre muito bom. Hoje a gente tem as redes sociais para divulgar os artistas da nossa cidade e da nossa região. Mas o apoio da Prefeitura é fundamental para que a gente possa manter viva essa cultura maranhense, aqui de Imperatriz”.

Na saída oficial da Jardineira, aconteceu apresentação de Leal Júnior, vencedor do XII Festival de Marchinhas Carnavalescas, com a marchinha “Lixo no Lixo”. O segundo colocado, Marco Aurélio, também se apresentou com a música “Zé Lixo”.

Maria Clara, advogada que veio de Açailândia com a família, relatou a experiência ao participar do evento. “Eu vim de longe com minha família para curtir o Carnaval aqui em Imperatriz e fiquei impressionada com a organização. É um Carnaval bem bacana, divertido e que valoriza muito as famílias e as tradições”.

Segurança e videomonitoramento

O evento contou com 21 câmeras de videomonitoramento distribuídas ao longo do circuito, com câmeras com leitura de placas (LPR), Speed Dome, câmeras Bullet com Inteligência Artificial (IA) e metadados, além de câmeras fixas equipadas com IA.

Mais de 340 agentes participaram da operação, entre policiais militares, guardas municipais, Defesa Civil, agentes de trânsito, bombeiros civis e militares, seguranças privados e equipes do Centro Tático Aéreo (CTA). A equipe ainda tinha viaturas, motos e motociclos para patrulhar todas as áreas do circuito.

Campanha “Carnaval Sem Assédio”

A Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SMPM) realizou a campanha “Carnaval Sem Assédio” durante todos os dias de programação, com ações de conscientização sobre importunação sexual, orientação ao público e funcionamento de um estande em frente à Praça da Cultura.

No local, foram oferecidos serviços como maquiagem e tranças, além de orientação e acolhimento inicial para mulheres que se sentissem ameaçadas ou vítimas de importunação. Quando necessário, o atendimento era encaminhado para a Sala Lilás, instalada na Academia Imperatrizense de Letras, com apoio de advogada, psicóloga e assistente social.

Centro de Apoio ao Catador recolhe mais de 500 quilos de recicláveis

Durante o evento, foi implantada a Central de Apoio ao Catador de Material Reciclável (CAC), em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). O espaço funcionou como ponto de apoio, oferecendo área de descanso, alimentação e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Os trabalhadores puderam comercializar o material diretamente na central instalada próxima à Praça da Cultura. Ao todo, mais de 500 quilos de material reciclável foram registrados durante o Carnaval.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eloy Ribeiro, falou sobre a iniciativa. “Essa é uma importante ação de gestão ambiental na cidade, e que veio como um diferencial e foi um sucesso, e vem para ficar para os demais eventos da Prefeitura”.

Ao comentar sobre a adesão do público à separação de resíduos, ele acrescentou: “O CAC foi importante porque já é visível a preocupação das pessoas em reciclar. Significa que estamos fazendo uma gestão, de fato, responsável dos nossos resíduos sólidos”.

Uma das novidades é que a estrutura do CAC funcionará nos dias 21 e 22, durante o Lava Pratos.

Programação musical

Mais de 20 atrações passaram pelo palco principal, entre artistas locais e regionais como Wanessa Oliver, Israel e Vinícius, Forrozão Tropykália, Michele Mattos, Voa Dois, DJ Faustino, Forró do Muído, Oz Bambaz e muito mais.

O presidente da FCI, Ditola Castro, falou sobre a programação e a participação do público ao longo dos dias. “As famílias trouxeram as crianças fantasiadas, o percurso da Jardineira também ficou cheio, mesmo quando choveu o povo não desanimou. O povo veio curtir o nosso Carnaval. Tivemos uma estrutura linda montada”.

O presidente ainda reiterou sobre a valorizção das bandas locais. “As bandas locais tiveram o mesmo tratamento das bandas nacionais. Isso é valorização da cultura, valorização das bandas locais”.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *