UFMA aprova “bonificação” de 20% nas notas do Enem para estudantes maranhenses

A aprovação do projeto se deu em reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa ( Consepe), realizada na manhã desta segunda-feira (9).

SÃO LUÍS – Por unanimidade os integrantes do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), aprovaram, na manhã desta segunda-feira (9), o projeto de política afirmativa denominado Ingresso Qualificado, que vai conceder uma espécie de bônus de 20% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para estudantes maranhenses. O projeto já vale para o próximo Enem.

O projeto pretende corrigir a exclusão de estudantes maranhenses no processo de Seleção Unificada (Sisu), que perdiam a vaga para candidatos de outros locais do pais, que em muitas das vezes permaneciam o primeiro ano e transferiam o curso para seu Estado, deixando a vaga na UFMA perdida.

O deputado professor Marco Aurélio comemorou a aprovação do projeto que vinha sendo defendido por ele há cerca de dois anos e iniciou na Assembleia Legislativa; audiências com a Reitoria da UFMA para mostrar a necessidade de avanço nesta política afirmativa; mobilização de outros deputados com a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação no Enem e uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Imperatriz no dia 20 de junho deste ano. A audiência na Câmara reuniu autoridades, profissionais de Educação, a reitoria da UFMA e centenas de estudantes do ensino médio de Imperatriz e Região Tocantina.

A campanha em prol da bonificação, que ao ser aprovado o projeto ganhou o nome de Ingresso Qualificado, começou em função das vagas do Curso de Medicina serem praticamente todas preenchias por estudantes de outras regiões do país que, melhor qualificados obtinham vantagem sobre os maranhenses na disputa por vagas. Na prática, cerca de um ano depois do ingresso, esses alunos pediam transferência do curso para a cidade de origem, o que vinha causando esvaziamento no curso no Estado e perda das vagas.

O deputado professor Marco Aurélio disse que a aprovação do projeto é uma conquista histórica muito importante para os estudantes do Maranhão e vai mudar o cenário da Educação daqui para frente. Em vídeo distribuído pela assessoria, o deputado aparece com a Reitora Nair Portela, que confirma a aprovação do projeto e parabeniza os estudantes do Maranhão.

 

(Foto: Assessoria/Divulgação).

Fonte: Maranhão Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *