“Dados da segurança são manipulados pelo governo para efeito de propaganda”, diz Andrea

Na sessão plenária desta segunda-feira (7), a deputada Andrea Murad (PRP) chamou a atenção para os crimes violentos que foram destaques na imprensa no fim de semana.

FonteAN

“David Aragão, delegado federal, foi morto dentro de sua própria casa, por assaltantes. Pedro Martins, de apenas sete anos, levou um tiro no olho, quando voltava da igreja com a mãe, no momento em que dois integrantes de facções rivais entravam em conflito. Otávio aparece nas imagens de uma câmera de segurança quando dois assaltantes o rendem e um dispara contra o rosto dele. Neurivania, de Formosa da Serra Negra, entrou para as estatísticas de feminicídio em um dos estados com os maiores índices de violência contra mulher. Estes foram apenas alguns dos casos. Imaginem quantos outros ocorreram pelo interior do estado e que não foram divulgados”, lamentou Andrea.

A oposicionista disse que a Secretaria de Segurança Pública “não apresenta os números de crimes violentos do interior do estado e, também, não revela quais crimes foram solucionados. O pouco divulgado apenas serve para maquiar as estatísticas da segurança no Maranhão e enfeitar a propaganda”.

Segundo Andrea Murad, no site do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os dados de mortes violentas intencionais aumentaram, até o ano de 2016. O Anuário da Segurança Pública, divulgado ano passado, ainda de acordo com a parlamentar, revelou que, entre 2015 e 2016, o número de mortes violentas intencionais aumentou em 2%, “isso tendo como fonte a própria Secretaria de Estado da Segurança, que vem divulgando queda da violência no Maranhão”. Ela defendeu, mais uma vez, a intervenção no setor, “que está sendo utilizado apenas para interesses eleitorais”.

“Quando o secretário Jefferson Portela realmente tiver a seriedade de tratar a segurança pública como um órgão resolutivo, divulgando todos os dados, os da capital, os da região metropolitana, do interior do Maranhão e, principalmente, os crimes que conseguiu elucidar e os que não conseguiu, todos verão a realidade da violência no estado, onde o que impera é o sucateamento das unidades de polícia no interior. Por isso, a intervenção no sistema de segurança é inadiável e imprescindível”, frisou.

A deputada disse ainda que “a polícia está sendo desviada de sua finalidade, usada politicamente como um instrumento do PCdoB para espionar e constranger adversários do governo e servindo de comitê religioso eleitoral, com pastores e padres escolhidos a dedo como cabos eleitorais. Enquanto isso, a violência prolifera, sem controle, fomentada pela ausência do governo. A Polícia Civil está destruída e sucateada. Todos os dias, o SINPOL denuncia a penúria que está vivendo. E a Polícia Militar não é diferente”, denunciou Andrea.

(Assecom /Dep. Andrea Murad)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *