Inscrições abertas para capacitação de servidores da Saúde

FonteAN/João Rodrigues

Evento ocorre entre os dias 26 e 30 de agosto e as inscrições podem ser feitas no portal da Prefeitura.

Começou nesta terça-feira, 13, o período de inscrições para a 1ª Semana de Capacitação denominada “Em Humanização na Saúde – Meu Lugar no SUS”, que ocorre entre os dias 26 e 30 de agosto, voltada exclusivamente para os servidores municipais da área da saúde.

Para se inscrever, o profissional terá de acessar o portal da Prefeitura Municipal de Imperatriz onde preenche um formulário com informações básicas como nome, CPF, data de nascimento, telefone de contato, local de trabalho e função. Acesse aqui toda a programação.

A capacitação foi uma determinação do prefeito Assis Ramos em reunião recente de trabalho com o secretário de saúde, Alair Firmiano, e coordenadores de programas com objetivo de melhorar o atendimento à população de Imperatriz.

“Esta proposta surgiu do grande desejo de nosso prefeito e de nosso secretario em acompanhar de perto o trabalho da saúde e pela necessidade de valorizar os profissionais da saúde. Entendemos que essa valorização passa pela formação e reflexão daquilo que a pessoa faz de melhor dentro da saúde”; frisou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEP, e um dos coordenadores do evento, Manoel Alves.

O público-alvo da capacitação são profissionais da rede de atendimento de saúde, desde a Atenção Básica até a urgência e emergência e setores que fazem atendimento especializado.

Em reunião com coordenadores, o titular da Semus, Alair Firmiano reforçou a importância da capacitação para os servidores visando melhorar a qualidade dos serviços prestados.

“Essa é uma preocupação muito grande do prefeito Assis, desde o inicio da gestão que ele vem cobrando que os usuários sejam bem atendidos. Precisamos capacitar melhor nossos servidores, principalmente, aqueles que atendem diretamente ao público para que a população tenha o melhor atendimento possível”, declarou Alair Firmiano. Ele explicou que o atendimento humanizado é uma marca da Secretaria Municipal de Saúde.

Programação

A abertura do evento será dia 26 de agosto, às 9h, no auditório da Semus, Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro. A palestra magna da capacitação tem como tema “Humanização em Saúde, meu lugar do SUS” e será ministrada pela pedagoga Benta Lopes. E, às 14h, a programação continua no auditório da faculdade Pitágoras, com acolhimento, dinâmicas, apresentação teatral e as palestras “Empatia com o usuário do SUS” e “Comunicação não violenta nos serviços do SUS”.

No dia 27 as atividades acontecem também no campus da Pitágoras com os temas “Quem sou Eu no Sistema Único de Saúde(?); Valorizando o Trabalhador e o Trabalho no SUS, como Melhor Espaço de Acolhimento /Atendimento”;“Ser Servidor Público é:” e “Humanizações no Atendimento às gestantes” e o dia encerra com uma recepção humanizada.

No dia 28 serão realizadas as palestras “Horizontalidade do Cuidado e da Gestão em Saúde”; “Relações Interpessoais; “Conhecendo o Ambiente de Trabalho”; “Processamento de Situações-Problemas”, “Humanização nos Processos de Trabalho e Atendimento ao Usuário”, “Discrição e Sigilo no Atendimento com o Usuário do SUS” e apresentação da Rede de Saúde.

A programação do penúltimo dia, 29, terá “Roda de Conversa: Compartilhando Intervenções nos Espaços de Trabalho nos dois períodos do dia” e “Pactuação e Encaminhamentos”. No dia 30,às 9h, acontece encerramento com entrega de certificados aos participantes no auditório da Semus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *