PRF apreende carga bovina transportada irregularmente na BR 230

FonteAN/Jota Soares

Na madrugada da última segunda-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 95 unidades de bois transportados sem a documentação exigida pela legislação.

O flagrante ocorreu por volta das 05h00, no km 630 da BR 230, no município de Altamira, quando os policiais abordaram o veículo V1 – Scania/R 440 A6x4, cor prata. Durante a abordagem, foi solicitado que o condutor apresentasse as documentações obrigatórias para o transporte, porém, não houve a apresentação da nota fiscal, tampouco, da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte dos bois, inclusive, devendo ser emitida e assinada por médico veterinário oficial. É importante frisar que os animais só podem ser abatidos em estabelecimento com serviço de Inspeção Federal e é necessária a apresentação da GTA para possam entrar no abatedouro. Tal carga é irregular e imprópria para o consumo e, possivelmente, tem como destinação final abatedouros clandestinos.

Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os delitos de Transportar animal sem Guia de Trânsito Animal e Transportar de mercadoria nacional sem nota fiscal. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) ficou responsável pelas notificações necessárias e, posteriormente, os animais serão encaminhados para abate sanitário e inspecionados por veterinário competente.

(Fonte: PRF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *