Roda de Conversa alinha entendimento sobre questão previdenciária

FonteAN/Assessoria

Capacitar os gestores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e os servidores da Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep/TCE), setor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado (TJMA) e Ministério Público Estadual (MPE) quanto ao uso correto da legislação previdenciária vigente, incluindo os procedimentos prévios que devem ser adotados nos processos administrativos de aposentadoria.

Essa é a proposta da Roda de Conversa, encontro que a Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep) promove de hoje (27) até sexta-feira (30), no Laboratório I da Escola Superior de Controle Externo (Escex). Com o tema “Previdência na Prática: do processamento administrativo do ato concessório ao envio ao TCE/MA, tudo que o gestor deve saber para não cometer erros”, o evento teve como facilitadores os auditores Márcio Rocha Gomes e Juliano Moreira de Souza, especialistas do TCE nessa área.

Para Marcio Rocha, a iniciativa é de grande importância pela oportunidade de trocar e reciclar experiências sobre temas afeitos à área de atuação de profissionais de instituições diferentes. “Estamos com uma reforma da Previdência batendo às nossas portas e precisamos estar alinhados em nosso entendimento. A eficiência nessa área do serviço público tem muito a se beneficiar de troca de experiências como essa”, afirma.

Na visão da coordenadora de análise de processos de aposentadoria do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (Iprev), Francisca Adriana Barbosa Laurentino, o principal ponto é alinhar os entendimentos, diante das controvérsias geradas pela complexidade do tema. “Esse encontro contribui para se ter uma compreensão uniforme, que vai garantir um trabalho mais eficiente por parte de todos os órgãos que lidam com a questão”, analisa.

Para ela, o ideal seria que várias outras instituições públicas estaduais pudessem promover encontros semelhantes, diante da relevância que a questão previdenciária tem para a vida de todos.

A edição inaugural do projeto Roda de Conversa, que integra a agenda Ungep 2019/2020, foi aberta pelo Secretário de Administração do TCE, Ambrósio Guimarães Neto, e pelo titular da Unidade de Gestão de Pessoas, João Neto. Segundo o gestor, as “Rodas” tem o objetivo de trabalhar ações voltadas para a melhoria do desempenho e do clima organizacional.

A Roda de Conversa sobre a questão previdenciária prossegue amanhã no mesmo horário. A capacitação está sendo realizada na sala de treinamento da Escola Superior de Controle Externo (Escex), no turno da manhã, das 9h00 às 12h00. A duração do curso será de 09 (nove) horas, perfazendo um total de quatro dias de atividades teóricas e práticas.

(TCE MA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *