Municípios de até 100 mil habitantes vão receber câmaras frias para armazenar vacinas

Os municípios com até 100 mil habitantes devem receber, nos próximos meses, câmaras frias para armazenamento de vacinas e imunobiológicos. Para isso, o Ministério da Saúde vai liberar R$ 44,2 milhões. A decisão foi tomada em uma reunião da Comissão Intergestores Tripartite.

Uma portaria deverá ser divulgada em breve, pelo ministério da saúde, com os critérios e procedimentos para repasse dos recursos financeiros. Após a publicação, os estados terão 30 dias para indicar os municípios no sistema de Propostas do Fundo Nacional de Saúde.

Para receber o equipamento, o município deve estar inserido no sistema de informação nominal do Programa Nacional de Imunizações e não possuir nenhuma câmara refrigerada.

O valor a ser repassado por município será definido com base na quantidade da população menor de 9 anos. Serão entregues equipamentos de 200, 300 ou 400 litros. Cada estado será limitado ao recebimento de no mínimo 10 e no máximo 160 câmaras frias.

A medida acontece em meio ao aumento dos casos de Sarampo no Brasil. De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na última quarta-feira (28), o índice de sarampo aumentou quase 40% na última semana, desde o dia 2 de junho já foram confirmados 2.331 casos.

(Agência Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *