Governo libera recursos bloqueados do Orçamento da União

Agência Brasil/FonteAN

Dos mais de 34 bilhões de reais bloqueados do orçamento da União em 2019, 12 bilhões foram liberados pelo ministério da Economia. Isso significa 36% do total que havia sido contingenciado neste ano.

A liberação dos recursos só foi possível por causa da melhora na arrecadação de impostos do governo e do corte nos gastos com pessoal. Dos 12 bilhões liberados, mais de 8 bi vão para órgãos e ministérios do Executivo. Outros 83 milhões vão para os demais poderes da União e 799 milhões foram liberados para emendas parlamentares.

Dos recursos liberados para o Executivo, a maior parcela vai para o Ministério da Educação, que ficará com 23% do total descontingenciado. Os recursos devem recompor parte dos cortes aplicados a universidades, institutos federais e bolsas de pesquisa. O segundo ministério mais beneficiado é o da economia, com 21% do total liberado. Seguido pela Defesa, com 19% do total e a Saúde, com 8% do que foi desbloqueado.

O secretário especial da Receita, Waldery Rodrigues, explicou a dinâmica do orçamento.

O secretário aposta que mais 8 bilhões ainda podem ser desbloqueados porque o governo espera arrecadar com os leilões para exploração do petróleo que devem ocorrer em outubro e novembro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *