Azeitonas pretas causam acidentes em trecho da BR-222 em Santa Inês

Frutas deixam um aspecto gelatinoso na rodovia. Por conta disso, motoristas caem na armadilha e se envolvem acidentes.

G1 MA

Azeitonas pretas também conhecidas como ‘Jamelão’, que caem de árvores localizadas as margens da BR-222 no município de Santa Inês, localizado 250 km de São Luís, viraram uma armadilha para motoristas que trafegam pelo trecho. Depois que as frutas são esmagadas pelos pneus dos veículos, a pola vira uma espécie de gel que deixa o asfalto liso e sujeito a acidentes.

A situação é mais perigosa principalmente para os motociclistas. As 13 árvores da fruta que estão causando o problema foram plantadas há mais de 30 anos no local. De acordo com Maria Botelho de Alencar, dona de casa que mora em frente ao trecho, mais de sete acidentes foram registrados em 2017.

“O tanto de pessoas que já caíram aqui e se adoecendo. É criança, é idoso. Caiu um peixeiro e foi peixe para tudo quanto foi lado na estrada e ele juntando [os peixes]. Em 2017, foram sete pessoas que caiu bem aqui”, disse a dona de casa.

As árvores ficam localizadas a 500 metros após o viaduto da Estrada de Ferro Carajás, região onde veículos e motocicletas trafegam em alta velocidade. A fruta tem o auge da safra entre os meses de outubro e dezembro e para evitar acidentes, a comunidade improvisa na sinalização com galhos para tentar evitar os tombos que em alguns casos, são inevitáveis.

Os moradores alegam que já realizam um abaixo-assinado para tentar solucionar o problema, mas nenhuma resposta foi dada. Maria Botelho afirma que o marido costumava podar as árvores, mas por conta da idade que possui, já não consegue mais.

“A gente já procurou as autoridades, a menina já fez abaixo-assinado com o nome dos moradores daqui, mas nunca ninguém tomou uma providência. Gente se vai passar uma moto e vem um carro atrás, e ele cair, não tem jeito para não ter acidente”, explica Maria Botelho de Alencar.

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que determinou à empresa responsável por esse trecho da rodovia, que vistorie os locais indicados para que possam ser tomadas as medidas necessárias para resolver o problema.

(Fotos: TV Mirante)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *