Blitz abre campanha que incentiva a população a fazer testes rápidos anti-HIV

Em dezembro serão realizadas ações nas UBS e blitz em locais estratégicos da cidade

João Rodrigues/FonteAN

IMPERATRIZ – Com o tema “Mais perigoso é não saber! Faça o teste”, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (2), a campanha “Dezembro Vermelho” voltada para a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV /Aids. Ação de abertura foi uma blitz, pela manhã, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro, em frente a Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

Durante todo o mês serão realizadas várias atividades da campanha nas Unidades Básicas de Saúde, UBS com objetivo de incentivar as pessoas a fazerem o teste rápido anti-HIV. “O que a gente pretende com esta campanha é convencer as pessoas a fazerem o teste, a não ter esse preconceito e medo de fazer o teste porquê o medo leva a um diagnóstico mais tardio”, disse o secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano que participou da blitz. Segundo ele, o tratamento para pessoas portadoras de HIV está mais efetivo e prolonga a vida, mas muito do sucesso desse processo passa pelo diagnóstico precoce.

Pelos levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV /Aids, em Imperatriz foram notificados até outubro deste ano 1.104 casos positivos para Aids, dos quais 686 são em homens e 218 mulheres. Já os casos HIV que só foram notificados a partir de 2014 são 619 casos gerais e 410 casos de pacientes residentes em Imperatriz.

“Gostaria de dizer que, no entanto, este número é um pouco maior porquê muitas pessoas realizam o tratamento aqui, porém não foram notificados aqui. Hoje 1.517 pessoas procuram a nossa coordenação para pegar medicação”, destacou a coordenadora do programa de ISTs, Renata Pilar Nogueira Fernandes.

Blitz Dezembro Vermelho

Realizada em local estratégico, a blitz distribuiu material, refrigerante, água e maçã para condutores de veículos abordados. Além dos profissionais de saúde, voluntários do Rotary Club participaram e ajudaram na infraestrutura da ação de rua.

“Para nós do Rotary é uma alegria muito grande fazer essa parceria, ajudar, reforçar que o nosso objetivo enquanto rotarianos é juntar algumas instituições para fortalezar a questão da qualidade de vida e há uns três anos que abraçamos esta causa”, lembrou a psicóloga Diana Régia que acrescentou uma frase para justificar a importância da informação: “ A ignorância mata, a informação liberta”.

Durante a blitz, vários motoristas foram abordados, além de passageiros de ônibus. Todos foram muito receptivos à ação, como foi o caso do funcionário público Boanerges Martins.

Testes rápidos

Além das UBS, a população poderá fazer os testes rápidos anti-HIV na coordenação de ISTs, que funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, das 7h às 12h, de segunda à sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *