Em Altamira, a PRF apreendeu mais de 70m³ de madeira serrada

PRF

No ultimo final de semana, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 70m³ de madeira que estavam sendo transportadas de forma ilegal, no município de Altamira na BR 230.

O primeiro flagrante ocorreu no Km 630, quando os policiais abordaram um veículo frigorífico que transportava madeira serrada da espécie Jatobá nos perfis de vigas, pranchão e tábuas. Ao analisar a Nota Fiscal e a Guia de Origem florestal, constatou-se diversas divergências entre as documentações e a carga: Na documentação havia sido declarado somente os perfis de pranchão e tábuas, não sendo declarado o perfil viga e, além disso, a medição da carga indicava um volume total de 25,88m³, em desacordo com com os 20,03m³ declarado nas documentações. Por fim, o condutor informou que a madeira era oriunda da cidade de Placas/PA e não da cidade de Nova Monte Verde/MT como declarado nas documentações.

Diante do flagrante de crime ambiental evidenciado acima, o condutor do caminhão foi detido e liberado após a assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência. O veículo e a carga foram apreendidos e disponibilizados ao órgão ambiental competente.

O segundo flagrante ocorreu no Km 628 da mesma rodovia, após abordagem à um caminhão que transportava madeira serrada. Solicitada as documentações, foi evidenciado que não existia Nota fiscal e nem Documento de Origem Florestal/DOF, caracterizando a prática de transporte ilegal de produto de origem florestal sem licença válida conforme disposto no art. 46, Lei de crimes ambientais.Foram apreendido 47,98m³ de madeira serrada.

Em razão disso, a madeira e o caminhão foram apreendidos e encontram-se à disposição das autoridades competentes. O condutor assinou um termo circunstanciado de ocorrência/TCO e foi liberado em seguida, comprometendo-se a comparecer em juízo quando convocado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *