AGED acompanha morte de bovinos em Sucupira do Norte

AGED-MA/FonteAN

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA) informa que está acompanhando, por meio de sua Unidade Regional de São João dos Patos, o caso das mortes suspeitas de bovinos aconteceram em duas propriedades localizadas no povoado Barro Alto, no município de Sucupira do Norte. Na manhã desta quarta-feira (15), equipes das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Mirador e Colinas estiveram em uma das propriedades, onde encontraram apenas um animal doente. Foi realizada a necropsia e coleta de material, mas, segundo os veterinários da Aged, a suspeita das mortes é intoxicação. O material já está na UR de São João dos Patos e será encaminhado para análise.

Segundo a chefe da UR de São João dos Patos, Waldívia Dias Oliveira, um veterinário da Aged visitou uma das propriedades no mês de dezembro para fazer uma investigação epidemiológica, mas, na ocasião, não foi possível coletar material biológico, pois não havia mais animais mortos no local. O proprietário foi orientado a comunicar a Aged, caso fossem registradas novas mortes de bovinos.

Na ocasião, o secretário municipal de Agricultura de Sucupira do Norte solicitou visita de equipes das ULSAV de Mirador e Colinas em outra propriedade, mas o proprietário não se encontrava no local.

A AGED reitera que está sempre à disposição dos produtores rurais maranhenses por meio das suas 18 URs, 88 ULSAV e de seus 79 Escritórios de Atendimento à Comunidade, além da sua Unidade Central, em São Luís, que conseguem atender aos 217 municípios do Maranhão. Em caso de sintomas suspeitos ou morte repentina de animais, os proprietários devem comunicar os escritórios da Aged mais próximos do seu município para que sejam tomadas as providências necessárias no sentindo de garantir a sanidade dos rebanhos maranhenses e a saúde da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *