Junta Médica Municipal passa a atender servidor pela internet

Atestado médico poderá ser enviado para um e-mail exclusivo

Assessoria

IMPERATRIZ – Para prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Junta Médica Municipal de Saúde, suspendeu o atendimento presencial e passa a desenvolver as atividades apenas pela internet. A partir de agora, os servidores que necessitarem de serviços como a homologação de atestado médico ou mudança de função terão de enviar os documentos, fotos e o pedido para o e-mail exclusivo: juntamedicamunicipaldeitz@gmail.com

A coordenadora da Junta Médica Municipal, Viviane Fernandes Simões Vieira, explica que a mudança facilita o atendimento ao funcionário público e ainda está em conformidade com as recomendações das autoridades em saúde em relação à Covid-19.

“A Junta estava sediada na UPA São José. Lá é uma referência para atendimento de Covid-19 e então percebemos que atender nosso servidor iria submete-lo a risco desnecessário, então conseguimos uma sala nos Três Poderes e implementamos o atendimento por e-mail”, disse.

Viviane Fernandes, que é médica do trabalho, detalhou que o servidor poderá encaminhar seu pedido pelo e-mail que será recebido e avaliado por um enfermeiro do trabalho, a quem cabe fazer contato com esse funcionário caso seja necessário acrescentar informações. “No momento que estiver ok, o enfermeiro vai direcionar essa documentação para um dos três médicos da Junta e esta vai avaliar e responder o pedido do servidor”, ressaltou.

No caso de solicitação de mudança de função, o médico solicita informações à Secretaria Municipal de Administração e Modernização, Seamo, sobre os locais com disponibilidade.

Viviane Fernandes adiantou que a Junta Médica dá preferência para manter o servidor na função original, no entanto com a possibilidade de ele exercer atividade dessa função compatível com seu quadro clinico. A medida é uma forma de não alterar a estrutura organizacional da secretaria.

“Sempre que possível deixamos esse servidor na função que ele foi aprovado no concurso, porém com restrição das atividades de acordo com o quadro clinico dele comprovado por médicos especialistas que o acompanharam e os exames comprobatórios, respectivamente”, completou.

Pedidos mais comuns

Composta por três médicos e um enfermeiro do trabalho, a Junta Médica Municipal de Saúde tem por finalidade receber e homologar os atestados e avaliar pedidos de mudanças de função, relocar o colaborador em mudança de função e encaminhá-lo também para Previdência Social, quando for o caso.

Orientações

De acordo com o comunicado enviado às secretarias, nos documentos por e-mail o funcionário deverá identificar-se com nome e sobrenome, função, local de trabalho e vínculo empregatício. Os atestados deverão ser encaminhados em forma de foto ou scaneados de maneira visível contendo o CD, data do atendimento, assinatura com carimbo do médico ou dentista.

Além do atestado deverá anexar ainda a seguinte documentação: foto da ficha de atendimento (Zero dia) do hospital e /ou UPA devidamente preenchida. Atenção: Nos casos de consultas médicas e odontológicas anexar a receita ou guia de consulta e /ou cópia de solicitação de exames. Nos atestados com mais de cinco dias deverá ser anexado resultados de exames que comprovem a patologia. Os atestados deverão ser enviados em até 48 horas a partir da data inicial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *