Em Altamira/PA, família recebe auxílio da PRF e salva a vida de um bebê

PRF

O fato, digno de muita comemoração, ocorreu na noite da última quinta-feira (16), no município de Altamira/PA.
Por volta de 19 h os PRFs que trabalhavam na unidade operacional de Altamira, na rodovia transamazônica (Br 230) Km 630, foram surpreendidos com gritos e uma motocicleta que estrava na área do posto de forma suspeita. Ao verificarem do que se tratava, se depararam com uma família com sua bebê de aproximadamente 07 meses de vida. Os pais, muito nervosos, pediam ajuda pois a filha teria se engasgado e estava desacordada, sem respirar.

O PRF Rivaldo imediatamente apanhou a criança em seus braços e passou a aplicar a chamada “Manobra de Heimlich”. Com a utilização da técnica por um algum tempo, a criança reagiu, voltou a respirar e em alguns minutos brincava nos braços do policial e foi devolvida aos braços de sua mãe. Para garantir o bem estar da bebê, a família foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento de Altamira para que um médico pudesse avalia-la. Todos os envolvidos ficaram muito emocionados.

Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich é um procedimento a ser feito nos casos em que a criança está inconsciente. Ela consiste na compressão abdominal capaz de desobstruir as vias aéreas do bebê pela descompressão do diafragma, órgão responsável por regular a entrada e a saída de ar do corpo humano. Para saber se a criança perdeu a consciência após um engasgo, se atente aos sintomas: ele não responde com nenhum movimento quando chamado ou tocado, não chora, não se mexe, não tem reação; está com a respiração agonizante; ou está desmaiado.

Em situações como essa, você deve ligar para os bombeiros ou para a unidade móvel de saúde, mas precisa começar a fazer as manobras o quanto antes.

Mantenha o seu filho deitadinho, em uma superfície bem firme (pode ser uma mesa, ou até mesmo no chão). Usando dois dedos, comprima o osso esterno, que está localizado na região central do peito do bebê com uma profundidade de 4 centímetros (aproximadamente de 2 a 3 dedos). Repita o movimento por 30 vezes, dando um tempo para que a área comprimida volte ao normal.
Após realizar os 30 movimentos, abra delicadamente a boca do seu filho e faça duas ventilações, enchendo sua boca de ar e soprando dentro da boca e das narinas da criança. No momento de abrir a boca, faça com as duas mãos: uma deverá ir para a testa e a outra deverá estar posicionada com o polegar e o indicador puxando o queixo dele para trás. Repita o processo até perceber que seu tórax deu uma levantadinha. Caso isso não aconteça, faça novamente todo o procedimento até o socorro chegar.
Durante o Curso de Formação Profissional da PRF, os alunos recebem instruções de primeiros socorros onde conhecem técnicas que poderão ser aplicadas tanto em sua vida policial quanto na vida particular. Para o PRF Rivaldo, esse conhecimento adquirido foi determinante para o final feliz dessa ocorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *