Professores da rede pública terão cursos gratuitos de pós-graduação

Assessoria

Para garantir melhoria na qualidade do ensino público em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, por meio de emenda do deputado estadual Duarte Jr (Republicanos), que visa o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), lançou, nesta semana, em solenidade on-line, editais de pós-graduação para professores da rede pública destes três municípios.

Além do deputado, o evento contou com a participação do reitor da Uema, professor Gustavo Costa, da coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uema Net), Ilka Márcia Ribeiro de Sousa Serra e a diretora do Centro de Educação de Ciências Exatas e Naturais, Maria Goretti Cavalcante de Carvalho.

A ideia da emenda para os cursos de pós-graduação surgiu após uma viagem do deputado para a cidade de Sobral (CE), onde teve contato com as experiências do município brasileiro que apresenta um dos melhores índices educacionais e a melhor rede pública do país, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Em Sobral, vi a experiência de um deputado federal que destinou uma emenda para o município, para que um determinado grupo de professores tivesse acesso ao curso de mestrado. Achei a ideia muito boa e imediatamente entrei em contato com o professor Gustavo. Foi um momento muito importante e, a partir disso, pude estudar e planejar como aplicar a experiência de Sobral na Grande Ilha, levando em conta as características locais”, disse Duarte.

Ao todo, são 800 vagas divididas em 400 para o curso de pós-graduação em Gestão Educacional e Escolar, e mais 400 para o curso de pós-graduação em Psicologia da Educação, ambos na modalidade de ensino a distância, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação Uema Net. Com o retorno das atividades presenciais, as aulas ocorrerão aos fins de semana no Campus da UEMA, no Jardim São Cristóvão.

Formação

A iniciativa é inédita, conforme o reitor Gustavo Costa disse em lançamento oficial dos editais. Ele destacou ainda importância da formação continuada. ““É muito comum emendas parlamentares para aquisição de equipamentos, para a infraestrutura, que são importantíssimas, mas a preocupação na formação, na preparação docente, na preparação pedagógica docente e de maneira permanente é uma destinação inédita e merece, da parte da UEMA, o aplauso em reconhecimento pela visão”, afirmou

As inscrições acontecem até o dia 17 de agosto, pelo site e por meio do site seletivos.uemanet.uema.br, com resultado preliminar da análise de títulos e documentos no dia 31 de agosto e resultado final no dia 4 de setembro. O início das aulas está previsto para ocorrer no dia 23 de setembro de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *