“Cidadania na Faixa” intensifica abordagens a pedestres e motoristas na BR-010

Medida tem objetivo de prevenir riscos de acidentes por atropelamento

IMPERATRIZ – A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) intensificou desde o mês passado abordagens a motoristas e pedestres por meio do projeto “Cidadania na Faixa”. Ação visa prevenir riscos de acidentes por atropelamento, quando o pedestre estiver realizando a travessia no dispositivo de segurança. Evento conta com apoio de agentes de trânsito, instrutores e coordenadores.

De acordo com a coordenadora Teresinha Miranda [Educação para o Trânsito], a equipe realizou nessa terça-feira (17) abordagens com faixas, banners e painéis na travessia de pedestres na marginal da BR-010, em frente a uma concessionária de veículos e de acesso a um shopping center. “Diversas atitudes compõem o papel do cidadão no trânsito, inclusive a cooperação e o respeito ao assumir o volante”, diz.

Segundo ela, baseado nas regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor deve assumir posturas que evitem prejudicar outros condutores e pedestres, no fluxo do trânsito. “Pensar na segurança de todos e não apenas na individual é uma das posturas de respeito mútuo com outros motoristas e pedestres”, acrescenta.

Teresinha Miranda orienta que o motorista precisa estar consciente que “quando for realizar alteração de direção ou de pista tem que dar sinal, pois embora pareça uma atitude pequena, faz muita diferença na segurança do pedestre e de veículos que estão próximos”. “Temos orientado a importância de diminuir a velocidade ao se aproximar de uma faixa de pedestres para evitar atropelamentos, permitindo que a pessoa se sinta seguro ao atravessar a faixa”, contou.

Dia Nacional do Ciclista

Em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, a coordenação de Educação para o Trânsito pretende nesta quinta-feira (19) realizar, em parceria com empresas privadas, ação educativa em evento alusivo à data.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *