Hildo Rocha e lideranças indígenas se reúnem com Secretário Nacional de Habitação

O Presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Habitação Popular, deputado federal Hildo Rocha e lideranças de comunidades indígenas de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Grajaú, participaram de reunião com o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos. O encontro teve como finalidade reivindicar recursos para a construção de unidades residenciais nas áreas indígenas, nas áreas de comunidades, nas áreas de assentamento e demais áreas rurais.

A comitiva que acompanhou o deputado Hildo Rocha foi composta pelo Cacique Maximiliano; pelos líderes indígenas Lauro e Raimundo Guajajara. Também participaram do encontro, o Secretário de Habitação de Grajaú, Ewerton Bento Carvalho, o assessor da prefeitura municipal de Grajaú, o Telmiston Carvalho, a vereadora Jaine Milhomem, de Barra do Corda, e o presidente da Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Copaíba, João Neto.

“O secretário nos recebeu muito bem, acolheu as demandas dos representantes e das lideranças, e explicou como andam os projetos habitacionais do Casa Verde e Amarela, programa do governo federal. Atualmente, há uma carência muito grande de recursos orçamentários e, em razão dessa realidade, toda a política habitacional está passando por ajustes. Existem possibilidades por meio das quais o governo poderá dar encaminhamento e solução às demandas apresentadas. Portanto, a reunião foi proveitosa e animadora”, comentou Hildo Rocha.

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Nacional, é responsável por acompanhar e avaliar, formular e propor, os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia.

Parceiro atuante

O gestor da SNH, Alfredo Santos, destacou que Hildo Rocha é um parceiro da instituição que está sempre antenado com a realidade vivenciada pelo órgão.

“Mais uma vez, tive a satisfação de receber o deputado Hildo Rocha, um parceiro da Secretaria Nacional de Habitação, que conhece as nossas dificuldades e necessidades. Desta vez discutimos pautas de comunidades indígenas do Maranhão que acompanharam o deputado em mais uma rodada de debates referentes às demandas específicas de comunidades de Barra do Corda, Jenipapo e Grajaú. Na ocasião, tivemos a oportunidade de informar que existe a possibilidade de retomada de uma quantidade expressiva de unidades, na modalidade de habitação rural, no Estado do Maranhão. Estamos trabalhando a fim de que possamos viabilizar a entrega dessas unidades abrindo espaço para novas contratações”, afiançou o Secretário.

Resultados positivos

A vereadora Jaine Milhomem fez uma avaliação positiva, acerca da reunião. “Temos conhecimento das dificuldades, mas estou otimista porque possivelmente as demandas que nós discutimos poderão ser solucionadas em breve. Portanto, eu fico muito feliz por ter participado dessa reunião e poder levar boas notícias para o nosso Maranhão e, claro, para nossa Barra do Corda”, enfatizou a vereadora.

Ato relevante

O Assessor Especial da Prefeitura de Grajaú, Telmiston Carvalho, também destacou a importância do evento. “Essa reunião reforça a nossa esperança de que em pouco tempo as nossas principais demandas poderão ser atendidas. Assim, serão construídas casas na área rural de Grajaú e de outros municípios graças ao deputado federal Hildo Rocha, esse parlamentar atuante que trabalha com dedicação em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, comentou Telmiston Carvalho.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *