Defesa Civil emite alerta de cheia do Rio Tocantins nas próximas horas

Nível está a 7,34 metros acima do leito normal, com vazão média de 11,000m 3/s

Na manhã desta segunda-feira (21), a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), emitiu um alerta sobre o risco eminente de mais uma cheia do Rio Tocantins. Segundo o monitoramento realizado pelo órgão responsável, o nível está em 7,34 metros acima do considerado normal, com vazão média de 11,000m 3/s, com previsão de aumento para as próximas horas.

Informação foi divulgada pelo superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, logo nas primeiras horas do dia, após monitoramento dos principais pontos que podem voltar a alagar. De acordo com ele, o órgão já trabalha com a possibilidade de abrigos aos ribeirinhos.

“O nosso trabalho é de prevenção e monitoramento. Por conta das fortes chuvas ocorridas em Imperatriz, e estados como Goiás e Tocantins, o nível do Rio Tocantins vem subindo cada vez mais. Além disso, tivemos um aumento da vazão vinda da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE Estreito), podendo contribuir ainda mais num possível alagamento nas próximas horas”, afirma Josiano.

O superintendente orienta a população ribeirinha a estarem preparados a qualquer elevação súbita do Rio, com observação principalmente para idosos, crianças e pessoas com deficiências. Os agentes da Defesa Civil percorrem os possíveis pontos de áreas com risco como: Caema, Porto da Balsa, Curtume e Leandra, informando aos moradores sobre a elevação do Tocantins.

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o Maranhão está em alerta laranja, com chuvas torrenciais e ventos intensos. A recomendação para os ribeirinhos em caso de alagamento é que acione imediatamente a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo número do órgão municipal: (99) 99152-0832.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *